Tufi Mousse na CASACOR SP 2022

Tufi Mousse na CASACOR SP 2022! Na vida mais vale agir com jeito do que força, ter mais espaço livre do que acumulado. Agrupar o necessário, ao invés do excesso. Saber exatamente quem se é e como se mover nessa trama existencial. O lugar que se habita é espelho, local de conexão, pertencimento e deslocamento constante. Embarcado no tema central “Infinito Particular”, o arquiteto Tufi Mousse equilibra a poesia com a racionalidade arquitetônica para construir um simulacro significativo nesta edição comemorativa da CASACOR São Paulo. Apelidado de Studio Alfi, nome da mesa criada pelo profissional para CASACOR/SC 2021, a peça representa mais do que uma tipologia para acolher o corpo em momentos de convívio e companhia. Alfi é literalmente uma simbologia que manifesta-se nos 50 metros quadrados do espaço e que incluem cozinha, sala, dormitório, closet e banheiro. E convoca a perceber o “Infinito Particular” a partir da forma deste mobiliário, que se expande para a grande estrutura de madeira natural, assim como para outros itens do mobiliário. A mesa corpulenta, porém de base delicada e firme, representa a vida e a ideia de levá-la com leveza, sabedoria”, explica Tufi. A leveza ainda se conceitua numa distribuição integrada com áreas de utilidade para o corpo que formam um ecossistema único e simplificado.

Os móveis que acomodam os movimentos motores ordinários – muitas das peças desenhadas pelo escritório e lançadas nesta edição – revelam traços orgânicos e lineares. A decisão foi predominantemente pelos materiais naturais, incluindo o reaproveitamento de pedras para compor as superfícies das bancadas e divisórias em MDF que garantem a utilização pós mostra. E como descarte não é uma opção para o escritório, a laje original fica à mostra dando mais amplitude e reconhecimento da história que a arquitetura do edifício conta. Na paleta de cores prevalecem o verde e o tom amadeirado. As matizes cromáticas mais discretas transparecem com a luz natural, filtradas pelas amplas aberturas ladeadas pelas esquadrias torneadas na madeira. Com marcação assimétrica, o impacto visual dos janelões opostos é expressivo.  “Seguimos o conceito modernista, em que a casa tem que funcionar, tem que ser um facilitador da vida do morador/a. Uma máquina de morar que resolve a vida. Sem muitos adornos, com mobiliário de desenho limpo. É exatamente a proposta neste estúdio”, reforça o arquiteto.

O Studio Alfi é um retrato contemporâneo do tempo, do espaço, do agora. Do Infinito que existe em cada corpo, no recorte de suas experiências, protagonismo e decisões. O ambiente do profissional catarinense, em sua terceira participação na CASACOR, traz ainda de forma intensa o mobiliário da suiça USM e da dinamarquesa Fritz Hansen, representadas no Brasil pela Atec, empresa que comercializa grandes nomes do design internacional. A empresa começou fazendo assistência técnica para móveis de escritório em 1987, e foi se consolidando  no mercado de mobiliário desde então. A seleção criteriosa de marcas e produtos que fazem parte da curadoria Atec, e particamente tudo o que a empresa comerciliza é super bacana. A parceria com Mousse foi profícua nesse ambiente super descolado e muitíssimo bem resolvido! A mostra vai até 11 de setembro próximo, e está no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Agende-se!

Tufi Mousse: https://tufimousse.com.br/

Atec: https://www.atec.com.br/

CASACOR SP: https://casacor.abril.com.br/mostras/sao-paulo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.