The Rebello em Vila Nova de Gaia II

O passado industrial dos edifícios que receberam o hotel The Rebello, em Vila Nova de Gaia, na região do Douro, em Portugal, preparou o terreno para o seu futuro, pelo menos em termos de design de interiores. A reforma dos edifícios, quatro no total, ficou a cargo dos escritórios lisboetas Metro Urbe e Quiet Studios, que respeitando a história do local, trouxeram modernidade e todos os confortos esperados hoje. No post anterior você sabe mais sobre esse hotel do grupo Bomporto Hotels. A designer de interiores Daniela Franceschini, do Quiet Studios, trouxe um espírito eclético aos espaços com obras de arte originais e artesanato em cores, texturas e materiais distintos. Daniela combinou obras de artistas e criadores portugueses com peças e reproduções de renomados designers internacionais para trazer um perfume global através da sensibilidade local. Seus quatro pontos de contato durante o processo criativo foram água, vinho, madeira e indústria.
“Há um toque náutico nas cores, materiais e texturas. Isso transparece também na iluminação, que sugere flutuantes e veleiros, como também nos candeeiros com correntes, nas estantes de madeira de Tomaz Viana, nas redes de cerâmica da Fig Studio e nos espelhos ondulados que evocam o movimento do mar”, conta Daniela. Suas palavras soam verdadeiras na área da recepção, onde uma instalação náutica, desenhada pela THER e feita a partir de peças antigas de rabelo (embarcação típica da região), ocupa um lugar de destaque. Outros exemplos incluem obras de cerâmica de Joana Passos, arranjos florais de Beatriz Faria Ribeiro, um candeeiro do Estúdio Casa Josephine e tapeçarias de Edurne Camacho. 

Os quartos se comparam às áreas comuns. Obras de Pedro Guimarães, objetos da Grau Cerâmica e mantas artesanais feitas na Serra da Estrela pela Burel Factory estão entre as novidades expostas, assim como obras de artistas internacionais como Josep Maynou e Tomek Sadurski. Igualmente dignas de nota são as pias inspiradas em antigas caixas d’água e cabeceiras amorfas que imitam as ondulações do Duoro. Boa decoração funciona assim: um conceito e boa mistura a partir dessa ideia guia. Sem pretensões e sem preconceitos, valorizando o local. Seja ao ar livre ou dentro de casa, aqui ou ali, o rio é um leitmotiv que reaparece continuamente, animando e guiando os hóspedes numa estadia como nenhuma outra. 

close

The Rebello: https://www.therebello.com/; https://www.metrourbe.com/pt/home; https://quietstudios.com/projects/monochrome-apartment/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.