O designer Kem Weber

O designer Kem Weber nasceu em Berlim, na Alemanha, em 1889. A formação começou em Potsdam, onde Weber trabalhou sob a orientação do marceneiro real Eduard Schultz antes de se matricular no Kunstgewerbeschule (Escola de Artes Decorativas), em Berlim, em 1908, onde foi discípulo de Paul de Bruno, que o lançou profissionalmente. Graduando-se em 1912, Weber passou a trabalhar no escritório de Paul, e a concepção do pavilhão alemão na Exposition Universalle em Bruxelas, foi um dos primeiros grandes projetos de que Weber participou. Em 1915, Paul enviou seu assistente para São Francisco, Califórnia para supervisionar o trabalho no pavilhão alemão que estava sendo construído para a Exposição Internacional de 1915. O início da Primeira Guerra Mundial o deixou retido na Califórnia. Weber permaneceu nos Estados Unidos após o fim da guerra e tornou-se cidadão americano em 1924, sendo o precursor da mudança de talentosos designers da Europa para a América, movimento acentuado na década de 1930 após a ascensão do Partido Nazista ao poder. Ludwig Mies Van der Rohe e Walter Gropius entre eles. Weber, nascido Karl Emanuel Martin Weber, deu um passo adiante no sentido de forjar uma nova identidade no Novo Mundo, adotando o nome menos germânico de Kem, formado a partir da combinação de suas três iniciais. Em 1921, mudou-se para Los Angeles e começou a trabalhar no campo do design industrial e de produto, segmento que o consagrou. Até 1924, ele trabalhou como diretor de arte na Barker Brothers, grande loja de móveis e decoração para quem projetou mobiliário, objetos e embalagens em estilo modernista. Em seguida o designer estabeleceu um estúdio independente de design industrial em Hollywood, onde projetou cenários modernos para filmes e residências privadas. A inclusão de seu trabalho na “Exposição Internacional de Arte na Indústria”, realizada pela loja New York Macy em 1928, consolidou sua reputação, e Weber passou a projetar muitos produtos para uma ampla variedade de empresas, incluindo Widdicomb, Berley & Gay, Friedman Silver and Lawson Time. Muitos de seus projetos, como o relógio de mesa ‘Zephyr’ (1933), podem ser classificados como “Streamline Moderne”, um estilo popular na arquitetura contemporânea da época. Obra mais famosa de Weber é provavelmente a cadeira “Airline”, de 1934. O profissional foi ainda o principal arquiteto do Walt Disney Studios. 

jjhekwewjew

Airline Chair, um dos desenhos  mais conhecidos de Weber.

kem weber lawson-zephyr-clock-by-kem-weber (Copy)

O lindo relógio de mesa ‘Zephyr’, de 1934.

kem weber.jpg2 (Copy)

O desenho aerodinâmico era uma característica nos projetos do designer.

SONY DSC

A escrivaninha mais do que linda de Weber. O puxador se transforma em corrediça.

kem weber.jpg4 (Copy)

Jogo de chá Kem Weber.

kem_weber_art_deco_side_chair_tubular_chrome_plated_steel_blue_naugahyde_1_lgw (Copy)

O assento parece flutuar.

ONDE ENCONTRAR:

Livro sobre o designer: amazon.com

 

close
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.