O arquiteto e designer Pierre Chareau

O arquiteto e designer Pierre Chareau, francês, tinha um olhar moderníssimo para a época e desenhou objetos e mobiliário incríveis, além da famosa casa localizada em Paris, em Saint-Germain, conhecida como Maison de Verre, ou Casa de Vidro. Um prédio bem antigo já existia no local, e foi comprado pelo médico francês Dr. Jean D’Alsace para funcionar como consultório e moradia. Mas o prédio era um conjunto de apartamentos e um deles, do andar superior, não foi vendido com o conjunto, que seria, de acordo com a intenção de D’ Alsace, demolido. Como o inquilino se recusou a sair do prédio, uma grande reforma a cargo de Chareau e do arquiteto holandês Bernard Bijvoet, além da colaboração do artesão metalúrgico Louis Dalbet foi encomendada. Amplamente colaborativo, o projeto contou ainda com o trabalho de Jean Lurçat, que projetou as tapeçarias dos estofados bordados por sua esposa, e que são maravilhosos. A obra durou quatro anos, e três características principais despontam no projeto: a honestidade de materiais, a transparência variável de formas, e a justaposição de materiais “industriais” e acessórios, porém com um estilo mais tradicional na decoração. “A casa é um perfeito equilíbrio entre a necessidade de companheirismo e de solidão, uma utopia dos sentidos “. Um dos projetos preferidos do reconhecido arquiteto Renzo Piano, a casa foi comprada e reformada dentro das especificações originais, pelo historiador de arquitetura americano Robert Rubin, que permite um número limitado de passeios para a casa. 

pierre chareau.jpg9 (Copy)

A Maison de Verre, provavelmente o projeto mais conhecido de Chareau, em Paris, e um dos preferidos de Renzo Piano. A escada lateral dá acesso ao prédio antigo.

acdc

Biblioteca da Maison de Verre com mobiliário assinado por Chareau.

cddds

Materiais industriais foram largamente utilizados na casa encomendada pelo médico Dr. D’alsace e sua esposa Anne, entusiastas do mundo da arte.

pierre chareau.jpg1 (Copy)

A escada, em ferro. A iluminação é um verdadeiro jogo de claro/escuro.

nhhhjjh

Escrivaninha e banqueta assinados por Chareau.

pierre chareau.jpg6 (Copy)

Luminária, com típico de senho do designer francês, que usava recortes e sobreposições, em formato bem moderno para a época. Hoje, por U$ 12.500,00.

pierre chareau.jpg7 (Copy)

Livro da Taschen sobre o trabalho de Chareau.

pierre EvelynHofer+TwoChairsAtMaisonDeVerre-Paris+1982 (Copy)

Par de poltronas MARAVILHOSAS, desenhadas por Chareau para a Maison de Verre. Um exemplar similar vale hoje U$ 20.000,00.

Pierre_Chareau]_[Dec112003no133a] (Copy)

Sofá Pierre Chareau.

ONDE ENCONTRAR:

Livro: amazon.com

Mobiliário Pierre Chareau: 1stdibs.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *