Jean-Christophe Aumas

Jean-Christophe Aumas, diretor artístico da agência Voici-Voilà e designer, tem entre seus clientes Hermès, Chloé, Dior e Yves Saint Laurent. O exestudante da l’École supérieure des arts appliqués Duperré  passava há 10 anos pelo edifício que fica em frente à antiga residência do poeta Paul Verlaine, quando se deparou com o apartamento com o qual sempre sonhara. “Uma senhora viveu lá toda a sua vida”, lembra ele . “Não havia tapete no chão e o papel de parede era realmente horrível”. Ainda assim, ele foi imediatamente atraído pela altura do teto generoso e o charme parisiense típico do espaço que fazia parte de um antigo convento, construído há 300 anos sobre a estreita e sinuosa Rue des Petites Ecuries no 10 º arrondissement, bairro que, ao longo dos últimos anos, tem visto um afluxo de tipos criativos. A reforma teve como foco a preservação das características originais do apartamento. Aumas abriu paredes para permitir que a luz natural inundasse as salas, preservou o piso de madeira assentado no padrão espinha-de-peixe e as telhas de terracota originais. Grande parte do trabalho Aumas fez sózinho.”Olho para o meu apartamento como um laboratório. Eu posso comprar uma nova peça de mobiliário e reorganizar tudo ao seu redor”, diz Aumas. Como ele próprio admite: ” O problema é que eu realmente amo objetos”.

Piso em madeira assentado no padrão espinha de peixe, original do apartamento. A luminária, que na verdade é uma lâmpada para estúdio fotográfico, faz parte do acervo do morador. 

Mesa de jantar em latão, anos 1970, cadeiras revestidas de couro, anos 1950.  

Sofá vintage George Nelson revestido de tecido Kvadrat. À esquerda, luminária comprada em mercado de rua de Lisboa e à direita luminária de dois braços do design francês Serge Mouille.

Aparador dourado de Jean-Christophe Aumas e cadeira Warren Platner. 

Taxidermia da loja parisiense Design et Nature e globo usado no projeto de uma vitrine.

O painel antigo cria espaço para um guarda roupa no quarto do designer. 

Sofá Swan Arne Jacobsen encontrado no mercado Saint-Ouen. Mesa de centro Tom Dixon.

Fachada do apartamento parisiense de Jean. 

voicivoila.com

dwell.com

Fotos: Christian Schaulin e Richard Powers

2 Responses
  1. Valeria,
    Santo DEUS…com essa localização e apelo, nem que o chão fosse de lajota cerâmica…muito charmoso! Achei demais.
    Beijão
    Luciana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.