Iris Apfel

O apartamento de três quartos de Iris Apfel em Manhattan, localizado na Park Avenue, é o retrato fiel da designer, que aos 91 anos está no Brasil para uma série de palestras. Nova-iorquina nascida no Queens em 1921, Iris estudou história da arte na Universidade de Nova York e frequentou a escola de artes na Universidade de Wisconsin. Casou com Carl Apfel em 1948 e dois anos depois fundou uma empresa têxtil, a Old World Weavers, que vendeu em 1992. Durante este tempo Iris Apfel participou de muitos projetos de restauração, incluindo um trabalho na Casa Branca que durou por nove presidentes. Dona de um um estilo exuberante e único, seu closet lotado de roupas e acessórios incríveis garimpados de Paris à África, foi tema de uma mostra, intitulada Rara Avis, no Metropolitan Museum of Art’s Costume Institute, e um livro sobre a exposição foi editado. Iris é um ícone. Admirada pelo bom gosto e modernidade, além de sua irreverência, Iris decorou seu apartamento nova-iorquino com o mesmo apuro com que escolhe suas roupas. A mistura de requintadas cadeiras francesas, caixas pintadas genovesas, xales paisley antigos, santos mexicanos, e muitos outros itens adquiridos por Apfel e seu marido Carl nas inúmeras viagens pela Europa ao longo dos anos, funciona de modo admirável.

Na entrada do apartamento, pilhas de livros ladeiam console italiano e espelho Chinoiserie inglês.

Na biblioteca, pintura holandesa sobre sofá Louis XVI coberto de tecido reproduzido a partir de um documento francês do século XVII.

Cão de montanha francês esculpido à mão.

O retrato da Infanta Margarita foi comprado por Apfel em Florença há 60 anos.

Retratos de cães e estantes inglesas do século XIX cheios de volumes sobre moda, artes decorativas e tecidos.

O closet poderoso de Apfel, que divertida, se intitula uma "estrela geriátrica". Estrela, ela é, sem dúvida.

 architecturaldigest.com

5 Responses
  1. Valeria , amei suas seleções . Tudo de extremo bom gosto , um artigo diferente do outro , variedade , diversidade e harmonia . Raro encontrar um blog assim ,com consistência .
    Meus parabéns !
    Isabela

    • Oi Isabela
      Que bom ouvir isso. Tenho mesmo bastante cuidado nas minhas escolhas, e só publico o que acho incrível.
      Muito obrigada pelo elogio. Adorei!
      Abraço
      Valéria

    • Oi Dorothy!
      Que delícia de comentário…rs. Obrigada! Procuro sempre transitar entre o elegante e o inusitado, e estou bem animada com o blog.
      Abraço
      Valéria Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.