Fachada para o leitor João Carlos, de Brasília, pela arquiteta Lívia Zaveri

Boa tarde Valéria. Estou precisando dar uma atualizada na fachada de minha casa, e gostaria de usar uma pele de vidro em uma parte, mas também gosto muito de tijolos aparentes. O problema é que minha casa tem uma fachada muito comprida, o que dificulta muito. Sempre gostei de arquitetura moderna, linhas retas. Será que dá pra conciliar os dois revestimentos? Obrigado

João Carlos

Resposta: O leitor João Carlos, de Brasília, mandou essa mensagem, acima, pedindo sugestões para a fachada de sua casa. Nós, de Hardecor, elaboramos/publicamos uma resposta, que você pode ver AQUI, e dissemos que conhecendo a casa seria bem mais fácil e apropriado opinar. João Carlos então enviou fotos de sua fachada, e Hardecor convidou a jovem e talentosa arquiteta Lívia Zaveri para responder. Este é o segundo post para João, que enfim terá uma resposta satisfatória para sua dúvida.

Resposta da arquiteta Lívia Zaveri: Oi João Carlos. Gosto muito da combinação tijolo+vidro e acho que o seu portão todo em vidro já marca a presença desse elemento na fachada. Sendo assim, sugiro fazer uma combinação do tijolo+cimento queimado no corpo da casa. Como você mencionou, a fachada é comprida e uma maneira de melhorar essa sensação é revestindo apenas os volumes das pontas com o tijolo. Já o cimento queimado pode ser utilizado nos volumes dos beirais para trazer a referência de vigas em concreto aparente, que combinam super bem com o tijolo. Uma sugestão de tijolo que pode ser usado é o Tijolo Rustic da marca Gauss na cor Café ou Puro. O cimento queimado pode ser feito com o próprio Vedatop e o restante da fachada pode ser pintado na cor Broto de Feijão da Suvinil. Outra sugestão para quebrar a linearidade da fachada, é trazer alguns elementos verticais no paisagismo do canteiro central e trabalhar com iluminação nesse jardim. Nesse caso, sugiro procurar a orientação de um paisagista. 

Lívia Zaveri: GRID Arquitetura f 18.99717 8681 CAU A103684-0 @gridarquitetura

Suvinil: https://www.suvinil.com.br/; Gauss Revestimentos: http://gaussrevestimentos.com.br/produtos/rusticfit/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *