Fabrizio Rollo

Editor de Estilo na Casa Vogue por 18 anos, convidado para editar página exclusiva sobre design na Casa Vogue Itália, cursos e palestras ministrados na Escola São Paulo e IED  sobre design, decoração e moda masculina, quesito no qual é absolutamente impecável, tanto que é o brasileiro mais fotografado pelo site de street style The Sartorialist”. Consultor de lifestyle da Harper’s Bazaar, o arquiteto, jornalista e designer Fabrizio Rollo assina linha de objetos e mobiliário e desenvolve projetos de decoração bacanérrimos. Tem repertório para muito mais. Durante uma pausa em suas inúmeras atividades, Fabrizio concede entrevista exclusiva à Hardecor.

Fabrizio Rollo em Paris fotografado para o “The Sartorialist”.

Hardecor: Como é a casa de Fabrizio Rollo?

Fabrizio Rollo: Um mundo à parte. Chic, seletivo, italo-francês. Poderia estar em qualquer lugar do mundo. Não tem cara de casa brasileira. Minhas referências são muito internacionais e nao regionais. Nada contra estilos brasileiros. Amo o que é bom , como o mobiliario de Joaquim Tenreiro e Geraldo de Barros, por exemplo. No momento em um de meus novos projetos estou usando muito Tenreiro. Mas minha casa tem estilo único. Casa para mim é como uma radiografia da alma, revela quem e como você é por dentro. Minha casa é a foto da minha alma.

H: Se você pudesse escolher apenas uma peça de design para sua casa, qual seria?

FR: Poltrona Barcelona de Mies Van Der Rohe. Peça de design imbatível pela elegância das formas.

H: Você coleciona algo?

FR: Dizem que quem nāo coleciona algo, sujeito confiável nāo é!!!! Rssss. Coleciono óculos , sapatos (principalmente  marrons) , coleciono livros, ânforas e tecidos que me encantam pela estampa.

H: O que é tendência hoje, e o que não dá mais para usar?

FR: Tendência vocês terāo oportunidade de ver no meu ambiente na Mostra Black 2013! Completamente out é o decor multicolorido, com cara de casa de cigano, cheio de muranos! Tem muita coisa que nāo dá mais para usar, como poltronas em tecido vermelho. Sāo um horror independente do estilo, parece sempre o trono de Noel! Tudo bem que os pioneiros do design nacional estão em alta aqui e lá fora, mas peças como a poltrona Jangada ou poltrona Molenasceram feias. Pobrezinhas, nunca foram must have e não serāo, ao contrário de outras peças incríveis dos seus criadores.

H: Qual o seu conceito de cafona?

FR: Pretensāo é uma das palavras que pode rapidamente estar associada à mau gosto. Falso luxo é CAFONA! Profissional que compra tecido ruim na Rua 25 de março e repassa para o cliente como se fosse tecido de qualidade comprado em boutique de tecidos, além de montar a casa do cliente com falso luxo, ainda pode ser desmascarado como vigarista!

H: O que sempre funciona em decoração?

FR: Pense no decor como no seu guarda-roupas. Precisará de peças eternas, básicas e elegantes, depois vá adicionando peças mais arrojadas e pontos de cor…Procure comprar quase tudo em par. Gueridons, poltronas, banquetasPar sempre funciona na decoraçao! Esta regra é imbatível.

H: O que foi mais importante para sua formação?

FR: Viajar, ler e morar fora do Brasil me abriu a mente e visão para observar e absorver outras culturas. Só morando fora podemos entender o gosto, refinamento e costumes de outras sociedades. Meu apuro estético deu um salto digno de medalha de ouro depois que morei fora. Estudei design e pesquisei moda masculina em Milāo. Nunca paramos de aprender e quando achamos que sabemos muito, na verdade nāo sabemos nada. Só posso dizer que tenho muito a aprender e um pouco a ensinar . Amo aprender e compartilhar !

H: O que você está lendo??

FR: Estou lendo o ZOHAR! Recomendo!

H: Uma dica para os leitores de Hardecor.

FR: Imprescindível ir à no mínimo um ou dois lugares por ano que nunca tenha visitado. Ajuda a abrir, ampliar horizontes. Ah, uma dica bem prática, que logo vou juntar com outras várias e publicar: Hall de entrada e elevador sem espelho deveria ser crime inafiançável! Imagine visitar alguém, ir a um médico, e não ter como dar uma olhadinha para ver se está tudo bem, ou pelo menos razoavelmente apresentável…. O espelho neste caso funciona como boas vindas para o cliente ou visita!

 fabriziorollo.com

pt.wikipedia.org

mostrablack.com.br

harpersbazaar.com.br

3 Responses
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *