As cores de Roussilon no sul da França

As casas pintadas em variados tons de ocre, do alaranjado ao mais avermelhado, em contraste com o azul profundo do céu dão um charme especial a Roussillon, que está entre os vilarejos mais belos da França. Localizado na Provence, no sul do país, faz parte do Parque Natural do Luberon, classificado como reserva da biosfera pela Unesco. Os vilarejos do entorno se propõem a preservar a vocação rural e o patrimônio cultural, e Roussillon não foge à regra. A vila abriga o maior depósito de ocre do mundo, explorado desde a época romana e principal fonte de trabalho do povoado até meados do século XX. É esse pigmento natural composto por argilas, areia e óxido de ferro que colore as fachadas das casas, que datam principalmente dos séculos XVII e XVIII. Os 17 tons de ocre das fachadas garantem a Rousssilon figurar entre Les Plus Beaux Villages de France, a seleção dos “vilarejos mais bonitos da França”.

Em poucas horas é possível conhecer todo vilarejo. Por suas ruas estreitas se espalham muitas lojas de produtos regionais e galerias de arte, e ao redor das pequenas praças, a disputa é por uma das mesas dos vários restaurantes. A cidadezinha é linda e abriga a igreja de Saint Michel, com sua fachada do século XVII. Um passeio muito interessante é a Trilha do Ocre (Sentier des Ocres). É um caminho por entre colinas com diversos tons de ocre,  esculpidas pela água, vento e mão do homem, que se misturam com o verde da vegetação. Até hoje os especialistas não conseguiram explicar as diversas tonalidades das areias, uma variação de vermelho, amarelo, alaranjado, arroxeado. Até 1950, mais de 50 km de galerias foram construídas para a exploração do ocre. As Minas de Bruoux são testemunho da exploração industrial do pigmento e elas podem ser visitadas. Visitá-las significa percorrer 650 metros de galerias que podem atingir 15m de altura. A temperatura média é de 10º, anote.

Para terminar, conheça também o Conservatoire des Ocres et de la Couleur de Roussillon – Conservatório dos Ocres e da Cor de Roussillon. Trata-se de uma antiga fábrica de pigmentos, a Usine Mathieu. O conservatório possui uma excelente livraria, lembrancinhas, presentes, papéis, cadernos e uma loja vendendo pigmentos e tintas naturais originários do mundo todo. Super vale a visita. Consulte horários de funcionamento e agende-se!

close

https://okhra.com/en/accueil-english/; https://www.minesdebruoux.fr/; https://www.les-plus-beaux-villages-de-france.org/fr/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.