Para os proprietários dessa casa na Austrália, e seus três filhos, a reforma de seu bangalô de quatro quartos, no interior oeste de Sydney, centrou-se na criação de uma série de espaços confortáveis que pudessem acomodar grandes reuniões familiares. “Cozinhar e receber são prioridades aqui, por isso sabíamos que a cozinha integrada e a área de jantar, parte da nova adição de dois andares à casa, seriam o foco do projeto. Também sabíamos que esta seria uma área onde as crianças adorariam se reunir. Capitaneada pela turma do escritório Arent & Pyke, essa remodelação trouxe aconchego e elegância despretensiosa aos espaços. Um dos primeiros passos foi a introdução de um recanto sob a janela, revestido de madeira com um banco almofadado, que fica de frente para a cozinha e emoldura a vista para a piscina e para o jardim. Área para lanches, espaço para atividades em família e para relaxar, a cozinha apresenta um belo momento de quietude no ritmo da casa, e está pintada de um verde floresta sereno, suave e convidativo. É também central para o espírito da casa, celebrando a arte da cor e da textura na definição de um ambiente, e mostrando como áreas íntimas podem ser criadas dentro de grandes volumes arquitetônicos. O recanto fica ao lado de um vazio de pé direito duplo, projetado como parte da extensão da construção.”
“Inundado de sol, o vazio destaca a cozinha e a área de jantar como coração e centro, mas a sua escala generosa teve que ser temperada para garantir as proporções relacionadas com a vida familiar. É aqui que a materialidade exerce um poder tão transformador. A textura que pode ser criada com materiais como madeira e pedra dá destaque às superfícies, reduzindo a escala do espaço da arquitetura ao pessoal.
Depois de colocar tábuas de carvalho em formato de espinha de peixe, que trouxeram lindos detalhes ao ambiente, os arquitetos forraram o teto para equilibrar o vazio, preenchendo-o com carvalho. Os painéis de madeira tornam o teto uma atração, aproximando-o visualmente e ao mesmo tempo proporcionando uma aparência mais suave contra os caixilhos das janelas de aço preto da sala. Em contraste com o acabamento natural dos pisos e da mesa de jantar em madeira, adicionamos cal no teto. Isto não só realça o grão da madeira, mas também lhe confere uma qualidade luminosa e reflexiva que anima toda a área. Uma luminária pendente apropriadamente chamada de Floatation, de Ingo Maurer, completa o efeito, preenchendo ainda mais o espaço ao pairar graciosamente acima da mesa de jantar. Lindo, adorei!
Arent & Pyke: https://arentpyke.com/
Deixe um comentário