Aproveite a quarentena para higienizar os estofados!!

O sofá é peça-chave na decoração do living, e a combinação com um tapete bacana, cortinas e objetos, proporciona o ambiente perfeito para assistir a série preferida, conversar com a família, brincar com o pet e tentar aproveitar o máximo possível a quarentena, em que, aqueles que podem, ficam em casa. O uso intenso pede limpeza frequente, pois, além da poeira que vai se acumulando, para quem tem animais de estimação ou crianças pequenas em casa, o móvel é alvo da proliferação de ácaros em ritmo acelerado, o que pode aumentar o aparecimento de doenças respiratórias. A turma do MadeiraMadeira, plataforma de produtos para casa, gentilmente enviou à Hardecor dicas de como limpar e deixar o sofá em ordem. “O primeiro passo antes de começar a limpeza é observar o tipo de tecido que seu sofá foi fabricado. Esse cuidado é essencial para evitar o uso de produtos que mancham ou danificam o móvel.” explica Isabela Caserta, designer de produto da MadeiraMadeira. Linho, jacquard, veludo, chenille, suede, microfibra, couro, camurça, vinil, são alguns dos materiais usuais para revestimentos de sofás. Dependendo da característica do tecido, é indicada uma limpeza diferenciada, por isso é tão importante seguir as orientações descritas pelo fabricante. Independente do tecido, sempre teste em um cantinho mais escondido do sofá para se certificar de que dará certo. A dica é lavar as capas das almofadas no ciclo de roupas delicadas da máquina de lavar roupas. Depois passar o aspirador de pó por toda a superfície do móvel para remover a poeira ou pelos de animais. Para a limpeza um especialista indica preparar uma mistura com os seguintes ingredientes:

Depois de misturar bem, aplicar no sofá com uma escovinha macia e retirar o excesso com um pano seco. Para um toque especial, também vale fazer outra mistura simples com meio litro (500ml) de água e uma colher de sopa de amaciante, e com uma escova de cerdas macias passar a solução em todo o sofá. Isso vai trazer um cheirinho de limpeza para o ambiente. (teste antes para sentir se está muito forte, e se estiver, coloque um pouco mais de água) “É importante fazer a aplicação em dias quentes e deixar as janelas abertas, assim seu sofá vai secar mais rapidamente e por fim, você pode colocar de volta as capas das almofadas”, orienta Isabela. Outra mistura capaz de eliminar fungos e bactérias é feita com vinagre.

Para aplicar basta misturar tudo em uma vasilha alta pois o bicarbonato de sódio cria uma espuma ao entrar em contato com o vinagre, e colocar a solução em um borrifador, pulverizando o líquido no sofá. Depois de aplicado, passar uma escovinha no móvel, um pano limpo e esperar secar. Outra dica importante é evitar o uso de produtos com cloro ou fazer limpezas com sabão em pó, pois podem causar manchas no tecido. A opção mais segura é o detergente líquido neutro ou um produto específico para limpar estofados. Os animais de estimação não precisam ser banidos dos sofás. Para quem tem cachorros ou gatos, o ideal é usar capas protetoras, mas se o pet tem livre acesso é possível eliminar os pelos que ficam grudados no tecido com o aspirador de pó e um pano um pouco umedecido. Outra dica prática para a remoção é envolver na mão um pedaço de fita adesiva larga e passar na superfície onde estão os pelos. Dependendo da aderência da fita e do tipo de tecido, o truque funciona muito bem. Mãos à obra!!!!

via: https://www.madeiramadeira.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *