A casa de Jorge Zalszupin

A casa de Jorge Zalszupin nos Jardins, em São Paulo, foi construída pelo próprio arquiteto com a ajuda de um servente e de Pepe, um pedreiro espanhol que entendia tudo o que era pedido sem precisar de desenho. Localizada a poucos passos da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, meca da decoração na cidade, a casa foi feita em apenas nove meses em terreno dado como pagamento por um projeto do arquiteto. Nascido na Polônia em 1922, Zalszupin mudou-se para a França e depois para o Brasil fugindo da Segunda Guerra Mundial. Veja post aqui. O designer chegou ao Brasil em meados do século passado e desenvolveu aqui a linha de mobiliário que o fez famoso e reverenciado no mundo todo. As madeiras brasileiras, muitas das quais inviáveis para comércio hoje, foram usadas com maestria pelo designer, que soube misturar as referências tropicais com suas raízes europeias. Materiais tão diversos como ferro, vidro, madeira, pedra e plástico foram utilizados pelo designer, que hoje comercializa suas criações na Etel Interiores, em São Paulo. A loja está reeditando o mobiliário de Zalszupin desde 2004, e a cada ano  acrescenta aproximadamente dez peças ao catálogo. Jorge Zalszupin mora em São Paulo e tem hoje 93 anos. 

cccc

Living da casa de Jorge Zalszupin, em São Paulo.

cv325_casa_zalszupin_02

As obras de arte ocupam papel especial na decoração.

cv325_casa_zalszupin_03

Mobiliário clássico faz par com peças assinadas pelo  designer.

cv325_casa_zalszupin_05

Poltrona de leitura forrado com tecido vermelho. Ao fundo, o exuberante jardim.

cv325_casa_zalszupin_06

Os azulejos azuis no espelho da escada quebram a sobriedade.

cv325_casa_zalszupin_07

Na fachada, muxarabi.

cv325_casa_zalszupin_08

O indígena e o caiçara convivem com piso em pastilhas azuis, cadeiras de plástico laranja, mesa em madeira e pendente antigo em cristal.

cv325_casa_zalszupin_09

Estante e cadeira desenhados por Zalszupin.

cv325_casa_zalszupin_11

O escritório do arquiteto e designer.

cv325_casa_zalszupin_12 (1)

Zalszupin, em foto de 2012, desenhando.

fff

As peças são da coleção de Zalszupin, um dos primeiros designers no Brasil a trabalhar com polipropileno e plástico injetado. 

etelinteriores.com.br

Fotos: Filippo Bamberghi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.