A Casa Bola de Eduardo Longo

Casa Bola de Eduardo Longo é daqueles projetos super especiais, feitos em momentos de grande inventividade e coragem que acomete alguns profissionais/artistas. Eduardo imaginava construir muitas unidades de sua “Casa Bola”, e vendê-las já prontas, e para isso, resolveu testar a ideia em seu próprio terreno. Com a ajuda do amigo construtor de barcos Charles Holmquist, Longo levou 06 anos para finalizar a casa, que conta com 135 m², e distribuição tradicional, com quartos, living, copa, cozinha e banheiros. A Casa Bola está instalada sobre uma construção convencional, e se localiza no Jardim Europa, em São Paulo. A decoração tem a cor branca como base e quase a totalidade do mobiliário foi feito do mesmo material da casa, que foi aberta a visitação em 2013, em evento orientado pelo Museu da Casa Brasileira durante a Bienal de Arquitetura. “Procurei também usar o material da estrutura para confeccionar móveis fixos (bancadas, pias, vasos sanitários e camas). Hoje percebo que seria mais interessante priorizar uma divisão interna mais dinâmica”, diz Longo sobre sua obra mais famosa. A família Longo morou durante longo tempo na casa, onde o arquiteto vive hoje sozinho. Em entrevista a Bruna Bessi, Longo discorre sobre a viabilidade do projeto. “Acredito que não tenha vingado porque nunca cheguei a determinar um custo final, e a ideia de uma vida simples não se mostrou promissora na época”, afirma. “Agora as pessoas se interessam mais por decorações que economizam espaço, pois as moradias estão cada vez menores. Talvez seja um bom momento para pensar sobre a Casa Bola”, diz ele sobre esse clássico da arquitetura, idealizado nos anos 1970.

ffr

Longo e sua Casa Bola.

Maquete do conjunto habitacional idealizado por Eduardo Longo.

Maquete do conjunto habitacional idealizado por Eduardo Longo.

casa-bola---eduardo-longo-1383073071595_948x632 (Copy)

Clássico da arquitetura, a Casa Bola está localizada em São Paulo, no Jardim Europa. Este jardim foi incorporado à casa anos depois da conclusão, e tem vegetação rasteira.

efwe

O arquiteto Eduardo Longo, autor do projeto, acena.

LIving da Casa Bola, onde Longo vive hoje.

Living da Casa Bola, onde Longo vive hoje.

dsds

Outro ângulo do living.

casa bola©_Tuca_Reines._Cortesia_de_Eduardo_Longo_11 (Copy)

O mobiliário foi feito a partir do mesmo material da casa.

casa bola1 (Copy)

A base branca ajuda a ampliar o espaço.

dtrtrt

Quarto dos filhos.

casa bolalivro_eduardo_longo_01 (Copy)

Capa do livro de Longo.

casa-bola---eduardo-longo-1383072900577_667x1000 (Copy)

Longo comprou um vaso sanitário e o quebrou, para entender como funcionava e então construir o seu.

bdfdffbsgbf

Espaço de lazer da Casa Bola.

casa bola

Vista geral da cozinha.

Fotos: Tuca Reinés; Chico Prestes Maia; Leandro Moraes

via: uol mulher; ig; archdaily

2 Responses
    • Oi Rita
      Não tenho ideia, pois não tenho o contato do morador, apenas o nome, Eduardo Longo. Tente o Google, quem sabe dá certo, e daí me conte, ok??
      Boa sorte
      Beijo
      Valéria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.