Coloque suas apostas no emocionante real bet aviator e voe alto nas vitórias.

Washington Olivetto

Washington Olivetto faleceu ontem, 13 de outubro de 2024, aos 73, no Rio de Janeiro. Um dos mais brilhantes publicitários do planeta, Olivetto criou muitas das melhores campanhas da propaganda nacional e mundial. Entre os “100 melhores filmes comerciais de todos os tempos”, dois levam a assinatura do mestre Olivetto, que também ganhou mais de 50 leões de ouro no Festival de Cannes. Entre os 100 melhores, estão o filme “Hitler” para a Folha de São Paulo e “O primeiro sutiã a gente nunca esquece” para a Valisére. O primeiro leão de ouro veio em 1974, quando Olivetto estava na DPZ, onde formou uma dupla bem sucedida, com muitos prêmios no currículo, com o também incrível publicitário Francesc Petit, morto em 2013. A dupla foi responsável pela criação do garoto-propaganda da Bombril, e Carlos Moreno, o ator da peça publicitária, acabou no Guinness Book como o garoto-propaganda com o maior tempo de permanência no ar e mais de 340 filmes.

Outros filmes memoráveis foram os da Vulcabrás, um dos quais protagonizado por Paulo Maluf, do casal Unibanco e do cachorro Cofap. Olivetto saiu da DPZ para associar-se a GGK, que acabou virando W/Brasil, e agora, W/McCann, com Olivetto no papel de Chairman e CCO, há algum tempo substituído por Hugo Rodrigues.  O publicitário, corintiano roxo, autor de 06 livros, todos best-sellers, e personagem de outros tantos, vivia com a família em Londres desde 2017, mas fazia frequentes visitas ao Brasil, onde gravava seu W/Cast na sala de seu apartamento em Ipanema, no Rio de Janeiro. Olivetto deixa a mulher Patrícia, os dois filhos gêmeos, Antônia e Theo, e o filho Homero. Inteligente e generoso, Washington concedeu, em 2013, entrevista exclusiva para Hardecor. Reveja!

O mestre Washington Olivetto

Hardecor: Como você vê a publicidade no Brasil hoje?
Washington Olivetto: Com muito pouco conteúdo de qualidade. Nesse momento a forma, as produções elaboradas e os recursos tecnológicos  estão ocupando o lugar que devia ser das grandes idéias.
H: Existe um perfil do publicitário brasileiro?
WO: Os bons publicitários do mundo são parecidos entre si. Uma espécie de raça de cachorro. Mas nós brasileiros temos um componente emocional mais acentuado que os nossos colegas estrangeiros, porque a emocionalidade é uma característica muito forte da cultura brasileira.
H: Como funciona seu processo criativo?
WO: Somo muita informação sobre o produto anunciado e sobre o público consumidor com a minha vivência e o meu intuitivo. Daí urgem as idéias.
H: Que característica é determinante para um publicitário de sucesso?
WO:  Ter algum talento, muita curiosidade, trabalhar bastante e possuir alguma sorte.
H: Que outros temas o interessam?
WO: Tudo me interessa e é isso que realimenta o meu trabalho. Música, esportes, arquitetura, artes plásticas, turismo, gastronomia, física quântica. Tudo que está na vida me interessa e realimenta o meu trabalho.
H: Como você se diverte?
WO: Me divirto com a vida. Com essa mistura de atividades e culturas.
H: Como é a casa da família Olivetto?
WO: Moramos em São Paulo, num apartamento com interiores projetados pelo Aurélio Martinez Flores, com muitos quadros, esculturas, musica e livros. Somos em quatro: eu, minha mulher Patrícia e meus filhos gêmeos Antonia e Theo de 9 anos de idade. Juntos nos divertimos muito e viajamos aos fins de semana pro Rio de Janeiro e durante o ano para vários lugares do mundo.
H: O que você está lendo?
WO: Estou relendo  tudo do Rubem Braga,  e lendo as recém lançadas biografias do  Pete Townshend do The Who e do meu amigo Fabrizio Fasano. Leio sempre vários livros ao mesmo tempo.
H: Dê, por favor, uma dica para os leitores Hardecor.
WO: A exposição do Roy Lichtenstein atualmente em cartas no Centre Georges Pompidou em Paris.

wmccann.com.br

 

 

close
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.