Maurício Cohab, da Trisoft, em entrevista exclusiva para Hardecor

Preservar os recursos naturais é o mínimo que todos podemos fazer pelo planeta

Maurício Cohab, diretor da Trisoft, em entrevista exclusiva para Hardecor, fala sobre o sistema da empresa da família que fabrica colchões a partir de garrafas PET. A empresa, fundada em 1960 pelo pai de Maurício, Charles Cohab, que começou produzindo edredons de forma artesanal em escala industrial, com enchimento de algodão, é hoje a maior fabricante de produtos com lã de PET da América Latina. “No começo da década de 1990, preocupado com a utilização da água no processo produtivo, meu pai já pesquisava novas formas de desenvolver nossos produtos”, conta Maurício. “O caminho foi sendo trilhado passo a passo: primeiro, retiramos a água do processo produtivo. Depois, começamos a usar a lã de PET para criar os produtos. Foi preciso modificar maquinário, convencer clientes, mas, com o tempo, provamos que o material é infinitamente melhor – mais durável, saudável para as pessoas e para o meio ambiente e de extrema qualidade”, completa o empresário. O sistema, batizado de Petfom, é patenteado pela Trisoft, que fabrica ainda o Isosoft, revestimento térmico ideal para “casas contêineres”, projeto que usa contêineres descartados e os transforma em casas/lojas. Produtos para usos diversos que tem em comum a sustentabilidade são oferecidos pela empresa de Maurício Cohab ao mercado. Mais 2017, impossível!!

trisoft.jpg2

Colchão Trisoft

trisoft.jpg3

Flocos de PET

H: Maurício, você pode por favor, dar uma ideia para os leitores de como é o processo de fabricação do sistema Petfom?

MC: O processo produtivo acontece da seguinte forma: coletores/cooperativas são responsáveis por retirar as garrafas do meio ambiente e vendem para empresas que processam e moem, transformando em flakes separados por cores. Esses flakes são vendidos para empresas que fabricam fibras de poliéster – depois de derretido, pode-se fazer o que quiser com o material – inclusive outras garrafas, no sistema bottle to bottle. A Trisoft compra a fibra pronta para ser transformada nos produtos que vende.

H: A empresa oferece produtos para a construção civil. É possível, em função do custo, a construção de casas populares com esse sistema?

MC: Sem dúvida. Temos um sistema de subcobertura de telhados residenciais que substitui o forro, ao mesmo tempo em que deixa a casa mais fresca no verão e mais aquecida no inverno. Além disso, tem uma estanqueidade dupla, o que evita vazamentos.
H: Quantas garrafas PET a Trisoft utiliza mensalmente?
MC: Já consumimos mais de 01 bilhão de garrafas! Por mês, aproximadamente, são 10,5 milhões, mas essa é só uma média que vem crescendo desde 2005.

H: Quais são os planos da Trisoft para o futuro/próximos anos?

MC: Nossos planos estão traçados, então em nosso DNA, estão em nosso sangue: a busca contínua de substituir produtos tradicionais, que não são sustentáveis, por alternativas Trisoft, que são recicladas e 100% recicláveis. Isso acontece todos os dias. Nosso futuro é estar atento ao presente.

H: Qual a missão da empresa?

MC: Promover o desenvolvimento do mercado, com criatividade e inovação, baseados na sustentabilidade. Criar um futuro melhor para as próximas gerações, investindo nas pessoas e em produtos que possam ser retornados ao mercado, reciclados e 100% recicláveis, promovendo a logística reversa e a preservação de recursos naturais.

Trisoft: http://www.trisoft.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *