O arquiteto Bruno Erpicum do escritório Erpicum AABE & Partners foi convidado por um casal para projetar um loft em uma fábrica antiga, que sobreviveu incólume aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial, no centro da cidade de Dusseldorf, na Alemanha. Erpicum manteve os elementos estruturais intactos, exigência das autoridades administrativas locais, que acompanharam de muito perto os trabalhos na obra. A luz se tornou material, parte importante e integrante do projeto, resultando em efeito dramático, teatral. O casal, que adora arquitetura, se apaixonou pelas ruínas. Pátio, garagens, quartos e um grande living estão distribuídos nos 600 m2 de área da construção. Um grande painel de vidro envolve e protege o edifício das intempéries, e um projeto energético foi especialmente desenvolvido. O brilho do mobiliário projetado pelo arquiteto Bruno Erpicum reflete os elementos estruturais, e o desgaste do tempo é exibido abertamente.
Fotos: Jean-Luc Laloux; erpicum.org
Que genial! Valeria adorei!
Acho um ganho enorme conhecer e ter acesso a todas essas “reformas” proporcionadas por povos tão interessantes quanto o alemão.
Estivemos, eu e meu marido, na parte oriental da Alemanha, em vilas que ainda escancaram os horrores da ditadura russa e as consequências da guerra e do isolacionismo a que foram expostos. Certamente esse exemplo de Dusseldorf já está lá também, ao vivo a cores para ser visto e sentido.
Beijo
Marina