Livro: Museu do Ipiranga

O Instituto Cultural J. Safra lançou um livro totalmente dedicado ao Museu do Ipiranga, nome mais conhecido para o Museu Paulista da Universidade de São Paulo (USP). O livro está sendo lançado como parte das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil. O edifício do Museu do Ipiranga estava fechado desde 2013 e reabriu no 7 de Setembro deste ano, após uma extensa intervenção de restauro e ampliação que o adequou para as demandas de um museu contemporâneo. Toda a obra contou com o apoio de várias empresas e o Safra também participou desse processo. O novo museu teve sua área expositiva triplicada, possui agora novos serviços como auditório, áreas educativas, cafeteria e loja, assim como modernos sistemas e equipamentos de circulação de público, prevenção contra incêndios e expografia.

O escritório H+F Arquitetos foi responsável pelo projeto da reforma principal. Reformar um prédio tombado é sempre um desafio e tanto. Cada peça retirada foi catalogada e marcada para voltar restaurada ao mesmo lugar, e todas as etapas foram planejadas com cuidado para preservar a história do lugar. “A pintura externa exigiu um trabalho quase cirúrgico para aplicar uma demão no mesmo tom amarelo da pintura original”, afirma o engenheiro civil Frederico Martinelli, responsável pela obra. Principal estrela do pedaço, o quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, que possui 5 metros de altura e 7 metros de comprimento, também não pode sofrer nenhum movimento e precisou ser restaurado no próprio local onde está instalado, direto na parede.

O livro tem como principal missão contribuir para a conservação e a disseminação do patrimônio cultural e artístico do Brasil. Essa coleção, sobre museus, foi iniciada em 1982 por Joseph Safra, fundador do Grupo Safra. A iniciativa é fruto da relação histórica da família Safra com a arte, a cultura e a filantropia e esta é a 41.ª edição. Joseph Safra foi um grande visionário e patrono da coleção Museus Brasileiros, sempre entendeu que era preciso divulgar e valorizar o acervo cultural do Brasil, era a forma de expressar sua gratidão pelo acolhimento que teve no País.

O Museu do Ipiranga surgiu às margens do Riacho do Ipiranga e é um marco da Independência do Brasil. Inaugurado em 7 de setembro de 1895 como Museu de História Natural, sua relevância já mereceu uma edição da série Museus Brasileiros, em 1984. O Banco Safra, um dos maiores do Brasil, sempre entendeu que era preciso preservar a cultura, as artes e a própria história como forma de garantir esses patrimônios às futuras gerações.

Além de criar novos ambientes, a reforma do velho museu abriu espaços de exposições em salas que antes eram ocupadas pelo acervo de cerca de 450.000 peças. “Nosso acervo estava todo lá, juntamente com todo o pessoal administrativo. Agora, não haverá mais áreas privativas e os visitantes poderão circular por todos os locais”, afirma Rosaria Ono, diretora do Museu do Ipiranga. Agende sua visita! 

close

Museu do Ipiranga: https://museudoipiranga.org.br/

via: FSB Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.