Iluminação: Resposta para Aline Leal

Oi Valeria, gostaria de umas dicas de iluminação. Moro em uma casa pequena e amoooo, acho lindo lustre mas tenho medo de ficar muita coisa. A sala de TV e de jantar são conjugadas. Tem alguma ideia pra mim? Desde já agradeço e a parabenizo pelo trabalho.

Aline Leal

Resposta: Oi Aline, muito boa a sua pergunta. Quando o ambiente é pequeno, podemos usar sim peças mais importantes e chamativas, mas é preciso atenção com o volume. No caso das luminárias, e também em muitas outras situações, penso que devemos escolher uma peça principal, e deixar que ela apareça, sem interferências. Prefiro a luminária maior no jantar,  usualmente um pendente, mas também pode ser um plafon (aquele junto ao teto). O que vai definir o tamanho de sua luminária é o tamanho da mesa e claro, do seu ambiente, que sempre devem ser equivalentes. A cor da peça também deve seguir a tônica da decoração. Nas fotos, vários exemplos para você se orientar. Espero ter ajudado. Se precisar, entre novamente em contato. Abraço. Valéria

Essa luminária, da premiadíssima designer Lindsey Adelman sobre o jantar é bem bacana, e o vidro faz com que, mesmo com longos braços, o volume fique adequado.

Aqui o destaque fica para a luminária de piso no living, ou que também poderia estar sobre a mesa de jantar. O plafon, neste caso, atenderia o outro ambiente como coadjuvante.

Tom Dixon assina uma linha linda de pendentes neste formato, de vidro espelhado. A cobre é incrível. Outros designers tem linhas semelhantes, todas bem bonitas. E neste caso, o plafon fica no living. Sempre opto por plafons simples de linhas retas. Super importante é o tamanho. Aqui nesta sala, um de 60x60 ficaria ótimo.

A peça branca não pesa na decoração.

Fotos: Drew McGukin Interiors; Nurit Geffen-batim Studio; Lisa Petrole Photography

reka.com.brpontodeluz.com.br

 

 

2 Responses
  1. Oi Valéria tenho um apartamento de 2 quartos e estou pensando em ter um bebe. Estou construindo uma casa, mas vai demorar mais um tempo para mudar.
    Tenho uma sacada no meu quarto que é fechada com janelões blindex. Qual sua opinião de transformar essa sacada no quarto provisório do bebê? Minha filha é adolescente e não gostaria de pertubar com choro de bebe a noite.
    Obrigada

    • Olá! A resposta para sua dúvida estará no ar, hoje, dia 12, as 11h00. Espero sinceramente ter ajudado.
      Abraço
      Valeria Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *