From the Ground Up – The Archtecture of Tetro

Com direção do experiente Augusto Custódio, especialista na produção de conteúdo audiovisual nas áreas de arquitetura e design, o documentário "From The Ground Up - The Archtecture of Tetro" integra uma série de filmes que reúne profissionais e projetos de várias partes do mundo considerados únicos e inovadores. Os mineiros da Tetro foram os únicos brasileiros convidados para integrar a série.

Com lançamento mundial no último 26 de junho, a plataforma de streaming Gallery Originals, oferece ao mercado um catálogo de produções próprias nas áreas de arquitetura, design e arte. A proposta do Gallery é constituir um acervo global, que possa fornecer um panorama com o que tem sido produzido de mais significativo, inovador e também original nessas áreas. Para a estreia, uma série de documentários que exploram de forma imersiva o processo criativo e a contribuição de arquitetos e criadores que se destacam por seus projetos autorais. Seguindo o raciocínio de que a base da arquitetura está na compreensão do espaço bruto e envolve um desencadear de nuances a partir daí o documentário From the Ground Up – The Archtecture of Tetro acompanha o processo criativo do escritório baseado em Belo Horizonte (MG), conduzido pelos arquitetos Carlos Maia, Débora Mendes e Igor Macedo. E o melhor? Você pode acessar AQUI!!

O registro revela os desafios e fatores limitantes enfrentados por esses profissionais a cada projeto. Um filme sensível e disruptivo ao abordar os desejos, os anseios e os dilemas que cada um deles passa, nesse limiar que existe entre a expansão artística e a razão oferecida pela arquitetura. Em seus 35 minutos de duração, From the Ground Up aflora, ainda, as dinâmicas desses profissionais, muitas vezes intimamente ligadas à arte. Arte que não é comum, não é replicável e traz, a cada projeto da Tetro, uma identidade sólida e única, como deve ser a boa arquitetura. Além de mostrar alguns projetos da Tetro ainda em desenvolvimento, o documentário utiliza um já concluído – uma casa localizada em Nova Lima (MG), completamente mimetizada na natureza como eixo central da produção. Os depoimentos dos arquitetos, as atividades que eles desenvolvem dentro e fora do escritório para mergulhar na criação, a linha de pensamento e pesquisa investigativa feita coletivamente e também individualmente, a relação que eles têm com a música, tudo seduz e instiga o espectador. Há ainda os depoimentos de nomes como o professor Eduardo França e Sérgio Palhares que são utilizados como uma forma de validar, ou mesmo traduzir de forma clara e sucinta o que os olhos vêm e os ouvidos escutam, ao se assistir o documentário.

Ao ser questionado sobre o que considera como característica mais surpreendente observada durante o processo de pesquisa e filmagens, o diretor Augusto Custódio destaca o que pode ser percebido no filme: a capacidade que a Tetro possui de criar uma identidade própria, única para cada projeto. “Cada processo é completamente exclusivo desde a sua concepção, formas e linguagem arquitetônica. Eles trazem uma identidade baseada em múltiplas expressões e não na repetição de traços e formas pré-concebidas, que poderia lhes conferir uma assinatura. No caso deles, cada projeto é uma revolução dentro do escritório e nas cabeças desses profissionais. Ver isso acontecer é apaixonante”.

Escritório de arquitetura baseado em Belo Horizonte – e atuando globalmente, a Tetro é formada pelos arquitetos Carlos Maia, Débora Mendes e Igor Macedo. A prática profissional do escritório é fundamentada no estudo criterioso das premissas e condicionantes do local e do cliente, buscando uma solução única e irreplicável a cada projeto. Fundamentos como a integração com a natureza, uso de materiais in natura e exploração dos espaços vazios são características que permeiam todas as obras. Aliado a essas questões, o trabalho da equipe toma a tradição da arquitetura moderna brasileira como ponto de partida, procurando repensar alguns de seus principais conceitos a fim de buscar respostas adequadas e inovadoras para os problemas contemporâneos da arquitetura e dos lugares onde atuam. Parabéns para essa turma de craques merecidamente reconhecidos!

Tetro Arquitetura: https://www.tetro.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.