Deviled Eggs, receita americana para sua Páscoa

Mari Coelho, autora do blog Hearts of Palm, divide uma de suas receitas com os leitores de Hardecor

Deviled Eggs, receita americana para sua Páscoa, direto de Washington, DC. Na época da Páscoa, os ovos marcam presença na mesa dos americanos, seja na forma de aperitivos, no brunch ou na decoração. Uma receita muito popular por aqui, conta Mari Coelho, principalmente como acompanhamento em churrascos e piqueniques de verão, são ovos recheados – deviled eggs (ovos “endiabrados”), assim chamados em função do recheio picante ou de sabor forte. Maionese, mostarda e vinagre são os ingredientes clássicos para o recheio, mas você pode variar substituindo o vinagre por limão e incrementando o recheio do seu jeito. Além do bacon e pimentão nesta receita, vale usar pesto, curry, alcaparra, endro, wasabi, caviar, ou o que o seu paladar mandar – além do sabor, a textura torna os ovos irresistíveis, completa Mari, autora do blog Hearts of Palm, onde divide receitas, fotos e histórias de suas aventuras gastronômicas na região de Washington, DC, nos Estados Unidos, sua residência desde 2007. www.heartsofpalm.blog / @heartsofpalmblog / heartsofpalmblog@gmail.com Mãos à obra!! Tempo de preparo: apenas 30 minutos!

 

Ingredientes:

6 ovos

1/4 de xícara de maionese

1 colher de chá de vinagre

1 colher de chá de mostarda em grãos ou mostarda comum

1/4 de xícara de bacon picado e frito

2 colheres de sopa de pimenta jalapeño picada

1 pitada de sal

pimenta-do-reino moída na hora, a gosto

páprica, para decorar

Modo de fazer:

  1. Coloque os ovos em uma panela média e adicione água suficiente para cobri-los com sobra de 5 cm de água acima dos ovos. Ligue o fogo em temperatura alta até que a água esteja fervendo. Desligue o fogo, remova a panela do fogão e deixe-a coberta por 14 minutos, depois submerja os ovos em água gelada até que atinjam a temperatura ambiente (ou coloque-os sob água corrente fria por 1 minuto em uma peneira).
  1. Role os ovos cozidos sobre uma superfície plana, pressionando levemente com a palma da mão, até a casca ficar toda quebrada. Remova as cascas dos ovos cuidadosamente sob água corrente fria. Seque-os com papel-toalha. Corte-os pela metade, no sentido do comprimento, removendo as gemas com uma colher de chá para uma tigela média, e coloque as claras no prato de servir. Amasse as gemas com um garfo e adicione a maionese, mostarda, bacon, pimenta, cebolinha, sal, pimenta, e mexa bem.
  1. Com uma colher de chá, distribua a mistura de gemas uniformemente entre as claras e refrigere. Na hora de servir, polvilhe com mais cebolinha fresca e páprica.

Dicas:

  1. Ovos frescos são mais difíceis de descascar, prefira aqueles que já estão na sua geladeira há alguns dias. E atenção para o ponto! Ovos cozidos demais têm gemas granuladas e esverdeadas ao invés de macias, mas ovos não suficientemente cozidos têm gemas moles e difíceis de serem removidas.
  1. Cozinhe 2 ovos extras, caso algum quebre na hora de descascar. Também é bom ter extras para provar o tempero antes de servir. E prove depois de recheá-los, pois o sabor da mistura de gemas fica mais suave após combinada com as claras.
  1. Corte os ovos com uma faca de cozinha comum, não com faca de serra, para que fiquem lisinhos.
  1. Para um recheio cremoso, você pode peneire as gemas e rechear os ovos utilizando sacos de confeitar, ao invés de amassá-las com um garfo. Eu prefiro a textura e visual um pouco mais rústicos e por isso faço com garfo e colher (além de ser mais prático!).
  1. Nos Estados Unidos, é comum utilizar um prato próprio para transportar e servir deviled eggs. Caso vá transportá-los em recipiente comum, transporte-os já cortados mais ainda não recheados, ou você terá uma bagunça de ovos quando chegar ao seu destino!

 

 

 

2 Responses
    • Oi Ana!!
      Fiz na Páscoa e adorei. Amo tudo com ovo, doces e salgados.
      A Mariângela está aqui passando uns dias e te manda beijos.
      Espero que estejam ótimos
      Super beijo
      Valeria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.