O projeto “Nonnains”, que leva o nome da rue des Nonnains-d’Hyères onde está localizado, no 4º arrondissement de Paris, é a residência ocasional de Geraldine Tan, criadora do blog littlebigbell.com e entusiasta de decoração. “Seu mundo colorido e feminino era, a priori, muito distante do nosso, mas ela veio nos encontrar e nos deixou à vontade”, enfatizam Rebecca Benichou e Florence Jallet, arquitetas associadas do Batiik Studio, responsáveis pelo projeto. Neste pied-à-terre de 125 m² com volumes bem definidos, a alma de Paris permeia cada canto: “Nossa cliente queria uma decoração “madura”, um apartamento parisiense com uma atmosfera sofisticada”, especificam.
Desde o início, as arquitetas perceberam o potencial da entrada, ampla e iluminada, e este foi o ponto de partida do projeto. As paredes em baixo-relevo, criadas pelos dois artistas da Redfield & Dattner, contribuem para o efeito surpresa. Um grande espelho montado no teto — uma criação feita sob medida — reflete o que está acontecendo na sala de estar e no exterior. E de frente para o banco da recepção, a luminária de piso totêmica projetada pela artista Pia Chevalier acentua o caráter artesanal dado a este espaço.
As amplas salas de estar são banhadas de luz. A peça central é o sofá “Joséphine Mousse” da coleção Batiik Studio, desenhado para o projeto e revestido em tecido Pierre Frey. “Com seu formato arredondado nas laterais, contrasta com as molduras rígidas, envolvendo o ambiente.” Para reconectar-se ao espírito haussmanniano, as molduras foram recriadas enquanto, na sala de jantar, uma lareira de época foi instalada. E para completar, uma biblioteca pensada como espaço expositivo, com uma estrutura moderna e leve. Do lado da cozinha, o espaço semiaberto, inteiramente feito sob medida,conta com acabamentos elegantes, incluindo um piso de pedra natural (ônix e travertino). Nas paredes dos armários, formas sinuosas lembram fitas. Este motivo percorre todo o apartamento como um fio vermelho, criando uma continuidade visual sutil, mas marcante — a assinatura do Batiik Studio neste projeto.
As arquitetas trabalharam com tons suaves de damasco, pêssego e uma gama de rosa. Uma paleta usada nos três quartos, projetados como retiros serenos e elegantes. “Eles são pequenos, então tivemos que brincar com as dimensões e afirmar seu caráter. Os móveis feitos sob medida, conferem uma identidade única a cada ambiente. Assim, o apartamento não reflete apenas um estilo de vida, mas incorpora uma visão artística onde cada detalhe, cuidadosamente pensado, conta uma história única.
https://batiik.fr/en/; https://littlebigbell.com/; https://www.redfield-dattner.com/
Deixe um comentário