“A” cobertura em Nova York por Studio Razavi II

“Com três andares recém comprados em um edifício no Soho, em Nova York, o cliente nos convidou para transformar esse imóvel em uma casa para a sua família”, conta Alireza Razavi, proprietário do Studio Razavi Architecture. A ideia era conectar os três andares, e a sugestão foi abrir mão de alguns metros para ganhar unidade espacial. E o resultado ficou incrível. A estrutura em madeira da lareira passeia pelos andares e os conecta. Cada item da decoração foi encomendado a um profissional especialista nos diferentes lugares do globo onde Razavi tem escritórios, como Paris, Londres e Nova York, ou já morou, como Estados Unidos, Japão e Itália. O nível de requinte e detalhe que os italianos conseguem obter ao nível da marcenaria é único. Aprendi com a audácia dos americanos, a estética francesa, a luz e a composição dos materiais no Japão. Uma rara complementaridade, no centro do design deste triplex nova-iorquino. “No apartamento, o fio condutor mais óbvio é a escada, explica Alireza Razavi. Uma escada maciça de aço, com pátina cor de bronze, que liga os pisos e surge como metáfora da unidade familiar. “A família estava muito apegada à ideia de não ser atribuído um andar a cada um”, especifica o arquiteto. No apartamento, o elevador para em cada andar. Nem sempre é fácil, então, para os membros desta família se encontrarem em casa.

“Como sempre em nossos projetos, tentamos limitar a seleção de materiais para enfatizar outros elementos”, explica o profissional. A paleta de materiais inclui piso de carvalho, grandes lareiras, armários de nogueira americana, mármore, vidro, aço, bronze e tecidos finos. Cada um desses materiais oferece uma experiência e sensações diferentes, dependendo da hora do dia. Privilegiam, portanto, um piso e paredes tratados de forma homogênea para focar nos detalhes e utilizar elementos mais elaborados para as portas, a lareira e as grades. Cada material foi estrategicamente pensado. Na cozinha, por exemplo, o piso é revestido por um misto de carvalho e grandes lajes de pórfiro, uma pedra maciça que protege as áreas molhadas (à frente da placa, do lava-louças e na entrada).

“Em todos os nossos projetos, gostamos de misturar peças que nós mesmos desenhamos com móveis de outros designers e arquitetos”, descreve Alireza Razavi. Para cada interior, o atelier pensa e desenha móveis à medida que se adaptam precisamente à planta do ambiente. Em geral, “a geometria do espaço convida a fazer algo à medida”, continua. Essas criações são colocadas à venda em seu site e os arquitetos são frequentemente solicitados a fazê-las novamente. “Ficamos muito felizes em projetar os móveis, essencialmente os três grandes sofás que partem da mesma premissa, mas são ligeiramente diferentes. O do centro, estamos particularmente orgulhosos dele”, acrescenta o arquiteto.

O apartamento, localizado na orla do Soho, possui três terraços que oferecem vistas espetaculares do leste, oeste e sul da cidade. Dois dos terraços estão localizados em ambos os lados do edifício; o terceiro é um rooftop na cobertura do triplex – “acima de nossas cabeças”, sorri Alireza Razavi. Uma escada discreta dá acesso ao telhado. Para vestir cada um dos terraços, os arquitetos trabalham com paisagistas do estúdio nova-iorquino RKLA Landscape Architecture. Segundo Alireza Razavi, a estratégia é bastante simples: eles imaginam juntos um plano que se organiza de forma periférica, onde as plantas correm pelas fachadas, exceto de um lado onde uma árvore foi plantada em frente a uma grande janela. “É sempre bom estar perto das plantas, comenta, insistindo na ideia de que a presença do verde ajuda psicologicamente a enfrentar as temperaturas externas. Destaque do apartamento, o terraço arborizado oferece uma vista única de Nova York. Bacana demais!

close

Studio Razavi Architecture: https://studiorazavi.com/

via: AD Magazine

RKLA Landscape Architecture: https://rklastudio.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.