A arte dos Irmãos Campana, reconhecida internacionalmente, dispenda apresentações. Todo mundo conhece, no Brasil e no mundo, e todo mundo adora. O que começou como um trabalho de confecção de pequenos objetos de fibras naturais na década de 1980, evoluiu para um processo que envolve criação artística e desenho industrial. A reutilização e re-significação de objetos utilitários e materiais como plástico bolha, cordas, bonecos de pelúcia, preenchidos de significados ligados à cultura brasileira (como cor e referências folclóricas), fez pleno sentido e deu à dupla o caminho para o sucesso. A parceria com várias empresas, como Melissa e Lacoste, produziu produtos bacanérrimos. Fernando, arquiteto, e Humberto, advogado, fizeram sua primeira exposição, “Desconfortáveis”, em 1989 em São Paulo. Os sofás e cadeiras feitos de chapas de ferro, que em um primeiro olhar passavam a impressão de serem realmente desconfortáveis, não tiveram o sucesso esperado, mas o passo para que o trabalho dos irmãos fosse reconhecido como intrigante estava dado. Nove anos mais tarde, a exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa), os alçou ao sucesso internacional. A icônica Poltrona Vermelha, feita a partir de um rolo de corda (comprado em uma feira, como relatam os irmãos) enrolado a uma estrutura metálica, encantou Massimo Morozzi, designer e dono da marca italiana Edra, que passou a fabricá-la a partir de então. A poltrona, juntamente com a Cadeira Cone (1997) e a Mesa Inflável (1995), se tornaram parte do acervo permanente do MoMa. De lá para cá, os irmãos brasileiros colecionam sucessos! A dupla também assina interiores pelo mundo, mas isso é assunto para novo post.

A icônica Poltrona Vermelha.

Cadeiras Jenette.

Lindo, o sofá Ciprie.

Na versão rosa, minha preferida.

Poltrona Favela.

Não é uma loucura de linda? E você pode sentar!

Este sofá é uma peça linda e muito sofisticada.

Uma super sacada, usar as cadeiras plásticas no design. Essas poltronas estão na loja da Camper da Rua Augusta, em São Paulo. Vale a pena ir conhecer.

Projeto para a Lacoste.

A poltrona Banquete, de 2004, é uma peça bem conhecida da dupla.

Mesas Brasília.

Genial, a estante Cabana, em metal revestida em fibra sintética.

A sandália linda da Melissa para o verão 2016.

Um dos trabalhos da dupla que mais gosto, a parceria deles com Espedito Seleiro, profissional nordestino de imenso valor.

Sofá Cangaço, nome que batiza o projeto.

Os irmãos Fernando e Humberto Campana.

Outro trabalho bacanérrimo, sofá Detonado, feito de inox e pedaços de palhinha já usados. Lindo demais!
ONDE ENCONTRAR:
Olá bom dia
Sou Laura , parabéns pelo trabalho autêntico
Precisamos serviço pôs venda em Lisboa , onde temos um sofá cobra que precisa dum novo tapizado – estofado
Os estiradores locais não tem arriscado a fazê-lo . Alguma sugerencia ?
Laura,
Que alegria ter alguém de Lisboa entre os fãs do blog. Estive na sua cidade em 2016, e adorei. Adorei Lisboa e adorei Portugal.
Quanto à sua pergunta, infelizmente não tenho como te ajudar. O mais acertado é descobrir algum profissional da área de decoração e pedir a informação diretamente. Normalmente os profissionais conhecem os melhores estofadores e prestadores de serviço.
Boa sorte!
Abraço
Valéria Coelho