O arquiteto e designer Pierre Chareau, francês, tinha um olhar moderníssimo para a época e desenhou objetos e mobiliário incríveis, além da famosa casa localizada em Paris, em Saint-Germain, conhecida como Maison de Verre, ou Casa de Vidro. Um prédio bem antigo já existia no local, e foi comprado pelo médico francês Dr. Jean D’Alsace para funcionar como consultório e moradia. Mas o prédio era um conjunto de apartamentos e um deles, do andar superior, não foi vendido com o conjunto, que seria, de acordo com a intenção de D’ Alsace, demolido. Como o inquilino se recusou a sair do prédio, uma grande reforma a cargo de Chareau e do arquiteto holandês Bernard Bijvoet, além da colaboração do artesão metalúrgico Louis Dalbet foi encomendada. Amplamente colaborativo, o projeto contou ainda com o trabalho de Jean Lurçat, que projetou as tapeçarias dos estofados bordados por sua esposa, e que são maravilhosos. A obra durou quatro anos, e três características principais despontam no projeto: a honestidade de materiais, a transparência variável de formas, e a justaposição de materiais “industriais” e acessórios, porém com um estilo mais tradicional na decoração. “A casa é um perfeito equilíbrio entre a necessidade de companheirismo e de solidão, uma utopia dos sentidos “. Um dos projetos preferidos do reconhecido arquiteto Renzo Piano, a casa foi comprada e reformada dentro das especificações originais, pelo historiador de arquitetura americano Robert Rubin, que permite um número limitado de passeios para a casa.

A Maison de Verre, provavelmente o projeto mais conhecido de Chareau, em Paris, e um dos preferidos de Renzo Piano. A escada lateral dá acesso ao prédio antigo.

Biblioteca da Maison de Verre com mobiliário assinado por Chareau.

Materiais industriais foram largamente utilizados na casa encomendada pelo médico Dr. D’alsace e sua esposa Anne, entusiastas do mundo da arte.

A escada, em ferro. A iluminação é um verdadeiro jogo de claro/escuro.

Escrivaninha e banqueta assinados por Chareau.

Luminária, com típico de senho do designer francês, que usava recortes e sobreposições, em formato bem moderno para a época. Hoje, por U$ 12.500,00.

Livro da Taschen sobre o trabalho de Chareau.

Par de poltronas MARAVILHOSAS, desenhadas por Chareau para a Maison de Verre. Um exemplar similar vale hoje U$ 20.000,00.
![Pierre_Chareau]_[Dec112003no133a] (Copy)](https://hardecor.com.br/wp-content/uploads/2014/11/Pierre_Chareau_Dec112003no133a-Copy.jpg)
Sofá Pierre Chareau.
ONDE ENCONTRAR:
Livro: amazon.com
Mobiliário Pierre Chareau: 1stdibs.com
Deixe um comentário