Gordes é uma das cidades mais fofas do sul da França, e aparece na lista Les Plus Beaux Villages de France, ou, “As mais belas aldeias da França”, onde figuram outras 163 aldeias. No caminho, os muros já entregam características das construções locais. Muitos dos muros e casas foram construídos com a técnica “pedra seca” (pierre sèche, em francês), que é a sobreposição de pedras sem qualquer tipo de argamassa. As pedras são assentadas na horizontal e a última camada é colocada na vertical. Com aproximadamente 2.000 habitantes, Gordes conta com um castelo construído em 1031, remodelado durante o Renascimento, e que hoje abriga exposições de arte. Depois de uma fase próspera no século XVIII, com forte alta no comércio de azeite, sericultura e artesanato em couro, o êxodo rural do século XIX e a destruição da primeira guerra quase levam Gordes ao esquecimento. A vila deve seu renascimento à paixão de André Lhote em 1940. O pintor e escritor esteve envolvido no renascimento da vila e trouxe muitos artistas e intelectuais em seu rastro. Desde então, a vocação artística de Gordes não foi negada: ao longo do ano, sucedem-se exposições e concertos.
A Eglise Saint Firmin, padroeiro da vila, é linda. Toda colorida e de origem romântica, foi construída no século XVIII. Naquela época, a população górdia era grande e a igreja medieval, que havia se tornado muito apertada, foi demolida junto com cerca de vinte casas para permitir a construção da igreja atual. O interior é notável por seus painéis de madeira e seus murais ricamente coloridos. Restaurada em 2017, a igreja é encantadora, e tem um dos púlpitos mais bonitos que já vi. Em Gordes, visite também as Caves du Palais Saint Firmin, um labirinto subterrâneo usado para guardar mantimentos e onde funcionavam oficinas de artesãos, descoberto em 1961. Uma bela residência renascentista de quatro andares, também chamada de palácio Saint-Firmin, revelou, durante uma reforma, um enorme domínio subterrâneo. Um verdadeiro labirinto de caves em sete pisos, capela, cinquenta e cinco quartos, escadas, cisternas, forno de pão, lagares, cubas de água e azeite. Este espaço é dedicado ao saber ancestral e à produção de azeite. Após quatro décadas de trabalho, o local foi classificado como monumento histórico e está aberto à visitação. E bem perto da entrada das Caves, no fim da rua, é possível admirar todo o vale.
O mais legal é andar e descobrir a cidadezinha especial que é Gordes e suas lojas de produtos regionais. Uma dessas lojas é a La Borie de Gordes, com queijos, vinhos e presuntos, categoria imperdível. Bem perto de Gordes, visitamos o Village dès Bories à Gordes. Próximo post, ok? Te espero.
https://www.les-plus-beaux-villages-de-france.org/fr/nos-villages/gordes/
La Borie de Gordes: @la_borie_de_gordes;
Eglise Saint Firmin: https://www.gordes-village.com/patrimoine,musee,eglise-saint-firmin,106.html
Caves du Palais Saint Firmin: https://caves-saint-firmin.com/
Deixe um comentário