Reciclagem nervosa de Piet Hein, que começou sua vida “ecologicamente responsável” quando ainda era estudante. Seu novo point é um misto de escritório, loja, sala de exposições, restaurante e oficina, onde produz mobiliário e objetos a partir de resíduos, sobras e aproveitamento de materiais. Isso tudo em uma antiga fábrica da Philips, com área de 10.000 m², orgulho da cidade de Eindhoven, na Holanda. O sócio de Hein, Nob Ruijgrok, seu parceiro há alguns anos, toma conta da produção enquanto Hein foca na criação. Os dois tem mais de cem empregados, o que só vem confirmar o enorme potencial da reciclagem e do consumo responsável. Vale dizer que a dupla produz hoje muitas peças com materiais novos, o que acabou gerando algumas críticas ao rótulo estimulado pela dupla, que dá enfase ao consumo consciente. Piet se justifica dizendo que produz com o mínimo de prejuízo ao meio ambiente. O resultado é muito bom. O designer vende em Milão e diz que só começou a ter volume depois de expor em Cïbone em Tóquio, Japão.

O espertíssimo designer holandês Piet Hein Eek.

No restaurante, o balcão foi feito com barras da antiga fábrica. Nada precisa ser certinho para ser bonito. Ou lindo, neste caso! A mesa, parte de um fogão, faz contraste com as cadeiras tradicionais.

A luminária anos 1930 veio de um cinema.

Luz intensa no restaurante que recebeu luminária assinada por Hein.

No bar, cerâmicas vintage fazem companhia a fruteira e mesinhas Piet Hein. Visto pronto é quase óbvio, mas todos temos peças bacanas. Olhe em volta!

Charme puro.

Os pratos antigos, um mais lindo do que o outro, nesse clima industrial da construção, ficam ainda mais bonitos. Mesa e cerâmicas assinadas pelo versátil designer holandês.

Bom desenho é tudo. Cadeiras feitas a partir de ripas, peça carro chefe na loja da dupla Hein/Nob.

Arquivo antigo repleto de copos de cristal e bicicleta, meio de transporte nacional na Holanda.

Banquetas de madeira empilhadas na oficina.

Escultura de Hans Van Bentem.

Detalhe do escritório de Hein.

Aparador recuperado.

Pilha de cadeiras vindas de um hotel espanhol.

Vista geral da oficina.
Deixe um comentário