Na Catalunha, uma casa inicialmente sem muita personalidade, tornou-se o precioso refúgio de uma família mediterrânea-mexicana, que a imbuiu de carisma e funcionalidade através de soluções personalizadas. “É a casa de veraneio da família, que passou a ser mais utilizada desde a pandemia”, explica a arquiteta Alessia Schoor, responsável pelo projeto. São 185 metros no interior e 400 no exterior, que hoje compõem este refúgio perfeito na Baía das Rosas, em Girona, na Espanha. “É do ano de 2003, um prédio sem personalidade originalmente, mas com uma localização muito boa e uma bela vista.” O trabalho de Schoor na casa de sua família, mediterrânea e mexicana, vem agregando camadas de carisma e funcionalidade , para adaptar a casa aos seus novos usos.
“A reforma da casa consistiu em reconfigurar os espaços interiores e exteriores, alterando os acabamentos para definir o seu carácter e mobilá-la de forma mais durável e agradável para uma utilização regular. Tem sido um processo lento, já há quase sete anos, mas baseado na experiência da própria casa, de ir mudando aos poucos, à medida que as coisas nos vão acontecendo. Ainda não terminamos; acho que sempre vamos encontrar algo para acrescentar, ou modificar”. Vale lembrar que uma boa decoração é feita devagar, para dar tempo de entender o que vai acontecer naquele ambiente específico e o que o espaço sugere.
Este trabalho de amor, esta extensa e amorosa dedicação ao projeto, é perceptível em cada um dos espaços: todos são pensados para maximizar o prazer estético e, ao mesmo tempo, combinar a diversão familiar e a reclusão. Com este último conceito em mente, de fato, o número de janelas foi reduzido, uma coisa curiosa: a maioria das reformas visa abrir as casas o máximo possível para o exterior. “É uma casa constantemente exposta à vista do mar e das intempéries. Fazia frio no inverno e era muito difícil mobiliar com tantas janelas, então deixamos um pouco mais introvertido e quente para ficar confortável também no inverno, com mais paredes para permitir um melhor layout interno e mais plantas do lado de fora para emoldurar a vista, e criar um filtro de luz e vento”. Mais dessa casa super bacana? No próximo post. Te espero!!
https://www.instagram.com/alessiaschoor/
via: AD Magazine
Deixe um comentário