Purgatório é apenas para aqueles que não vão em linha direta para o inferno, ou seja, pecadores nível médio, o que sem dúvida inclui a maioria de nós. E para amenizar a culpa, nada como um bar bacana. O Purgatório, em Pinheiros, São Paulo, é o bar dos pecadores esperançosos de dias mais amenos, regados a boa comida e drinks delícia. Com projeto da turma do escritório Memola Estudio em conjunto com o arquiteto Vitor Penha, o bar ficou lindo e de acordo com referências muito atuais. O piso de mosaico português se prolonga nos interiores numa relação de continuidade que é característica do projeto e cujo destaque é a aplicação do mesmo azulejo vermelho da fachada e do balcão do bar no teto do salão central. Nele, luminárias antigas com vidro craquelado e base dourada reverberam o traço tradicional da marcenaria, cujas molduras com arestas arredondadas estão presentes na caixilharia, nos quadros aplicados sobre a parede do bar e na moldura do teto. Um armário de madeira especialmente desenhado para o projeto é também vitrine para o armazenamento e exposição dos pães do cardápio e, na sua frente, sobre a bancada de mármore vermelho, uma prateleira alta e fixada no teto serve para a mostra das garrafas de bebidas.
As paredes laterais e de fundo do salão central foram descascadas, mas não se vê diretamente os tijolos aparentes. Telas metálicas perfuradas foram sobrepostas a eles e no pequeno afastamento entre os materiais inseriram-se luminárias contínuas e de luz indireta, dispostas na horizontal. Além de criar um grafismo que contrasta com a paginação e a textura dos revestimentos, tal solução amplia visualmente as dimensões do ambiente porque confere efeito tridimensional às paredes.
O pavimento superior foi projetado para acolher eventos temporários e a intervenção estrutural de maior impacto ocorreu nos fundos do imóvel, onde ambientes que eram compartimentados foram unidos para abrigar a cozinha, que se comunica com o pátio lateral dos fundos através de pequenas janelas altas. Este corredor lateral está equipado com bancada contínua e banquetas e, descoberto, tem faixas vermelhas percorrendo as altas paredes brancas que o cercam. O projeto é lindo e conectado com o que acontece de mais legal no mundo. Let’s!
Memola Estudio: http://memolaestudio.com/
Vitor Penha: https://www.instagram.com/penha.vitor/
Purgatório Bar: https://www.instagram.com/purgatorio_bar_restaurante/
Deixe um comentário