Quando o arquiteto Massimo Adario respira o aroma revitalizante de frutas cítricas que flutua na brisa quente que enfeita sua casa de férias na costa do pitoresco território italiano de Massa Lubrense, ele se lembra de sua infância. “Meus bisavós compraram esta terra e a vila vizinha no início de 1900. Este apartamento era originalmente a casa do fazendeiro que cultivava os limoeiros ao redor”, diz ele. Outrora cuidado com carinho, o edifício estava abandonado há muitos anos e estava longe do cenário idílico de suas memórias quando Massimo decidiu embarcar em uma reforma. “Tinha paredes e abóbadas em ruínas, o limoeiro estava quase completamente queimado pelo sol e a pérgula de madeira desmoronou”, lembra ele. Querendo proteger o patrimônio da propriedade, Massimo optou por manter o layout original desta antiga casa. Havia desafios, no entanto. A irregularidade das paredes de pedra (quase um metro de espessura em alguns lugares) tornou difícil para Massimo satisfazer seu amor por detalhes arquitetônicos e cores arrojadas e de bloco. Sua solução: uma engenhosa faixa de dois metros de altura, destacada do piso e do teto, que envolve as paredes e fornece uma tela limpa e moderna para seus floreios decorativos. Para a paleta de cores, ele simplesmente olhou pela janela. Há o verde das árvores, o amarelo dos limões e do sol, o profundo cobalto do mar e o azul claro do céu. Da cozinha ao quarto, um tema recorrente é o uso de azulejos, feitos sob medida por artesãos da cidade de Vietri sul Mare especialmente para este projeto. “Olhe de perto e verá que o design reproduz o panorama do Golfo de Nápoles”, diz Massimo. Quando se tratava de mobiliar sua casa de férias, a nostalgia desempenhou um papel importante no processo de tomada de decisão. “Escolhi peças originais de bambu da década de 1960”, diz Massimo. ‘É o tipo de mobília que me lembra os verões à beira-mar quando criança.’ Sua peça favorita? Tem que ser a cama, retirada dos vastos arquivos da marca italiana Bonacina 1889 e reproduzida especialmente para esta casa. A vista da cama, com as persianas abertas, é gloriosa. Na verdade, cada quarto nesta propriedade é tratado com uma vista excepcional sobre a pérgula recém-reparada para o Golfo de Nápoles além e, ao longe, a ilha de Ischia. Para aproveitar ao máximo este panorama, Massimo adicionou mesas ao ar livre, cobertas com azulejos locais e longos bancos de alvenaria inspirados nos projetados pelo arquiteto dinamarquês Jørn Utzon para sua própria casa de férias, a Casa Can Lis em Maiorca. É aqui que Massimo geralmente pode ser encontrado, desacelerando, reconectando-se com a natureza e observando as mudanças sutis que ocorrem do nascer ao pôr do sol. Adorei!
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