Este apartamento foi reformado pelo escritório de arquitetura Memola Estúdio e pelo arquiteto Vitor Penha. Os clientes já conheciam os profissionais e a reforma começou com os clientes acompanhando à distância, já que moravam em Buenos Aires na época. O briefing foi um espaço claro e com aproveitamento do que já estava ok. Os profissionais seguiram à risca a orientação, e deixaram os elementos originais à mostra, incorporados à decoração, o que deu um ar único e muito original ao imóvel.
O escritório foi cercado por caixilho fixo de vidro, paginado em faixas horizontais tanto na face voltada para a sala quanto naquela junto à área de refeições. Cria-se, assim, interessante relação visual entre os ambientes e a sala passa a ser beneficiada pelo maior ingresso de luz natural. Todos os novos caixilhos internos seguem a mesma lógica de paginação, envidraçados, colaboram para a maior luminosidade do apartamento. Foram criadas uma nova porta de passagem para o corredor dos quartos e um novo conjunto de janela/porta de interligação da cozinha com a área de serviço, nos fundos.
O novo layout é de uma cozinha em ilha com ampla bancada executada em aço inox, engastada de um lado, e apoiada no outro sobre discreto pilar feito com o mesmo material. Para contrabalançar a linguagem industrial e a carência de armários foi desenhada uma cristaleira feita com madeira de demolição e especial cuidado foi dado à escolha das banquetas junto à bancada, cujo conforto para a longa permanência era prioritário para os clientes.
Predomina a neutralidade visual dos materiais, contrabalançada pelo ponto de destaque do projeto: os azulejos. Dominantemente em tonalidade clara, eles revestem longas superfícies – as duas faces da base da parede entre sala e escritório, alguns dos pilares, a extensa bancada em forma de L desenhada para a sala – e têm paginação especial, com a inserção espaçada de peças em tom de amarelo queimado. Adiciona-se, assim, cor e grafismo ao projeto, conferindo jovialidade à ambiência geral.
A escolha da totalidade do mobiliário fez parte do projeto, inclusive de peças esparsas de garimpo. A repaginação dos banheiros foi delicada mas impactante, com a substituição dos revestimentos e o redesenho das portas dos armários, e a iluminação agrega luz geral com pontual, feita por luminarias igualmente de garimpo. Lindo. Adorei!
Memola Estudio: http://memolaestudio.com/
Vitor Penha: https://www.instagram.com/penha.vitor/
Fotos: Fran Parente
via: Avesani Comunicação
Deixe um comentário