Apartamento claro e iluminado em São Paulo I

A turma do Memola Estudio e o Arquiteto Vitor Penha assinam o apartamento Brisa, no Jardim Paulista, em São Paulo, incorporando a estrutura original à nova decoração

Apesar do contato à distância com o casal de clientes que morava em Buenos Aires quando o projeto teve início, a relação foi sempre de completa proximidade. Os clientes conheciam o trabalho e selecionaram referências de projetos já executados para exprimirem suas expectativas para a nova casa, confiada à expertise da turma do Memola Estúdio e Vitor Penha. 

Por um lado, a reforma deveria refletir o estilo de vida cosmopolita dos contratantes brasileiros, que viveram em mais de uma cidade no exterior e se conheceram morando fora do Brasil. Por outro, o convite era para que o escritório aplicasse os princípios criativos de convívio do novo com o antigo, do rústico ao industrial com objetos ou sistemas que imprimem delicadeza aos ambientes. O desafio era reformular o apartamento descartando o mínimo do que já estava pronto.

A situação era a de uma residência de 167m², com sala bastante iluminada, embora desprovida de terraço, e dormitórios acessíveis através de uma ala íntima. A cozinha também era isolada da área social, com a qual se conectava através de uma área para a mesa de refeições. As alterações de layout visaram, então, a transformação de um dos dormitórios em escritório integrado visualmente com a sala, mas passível de ser fechado para se ter privacidade, e a ampliação da cozinha somada à sua maior conexão com o estar. Os clientes apreciam cozinhar e gostam de fazê-lo mantendo contato com a dinâmica da casa.

Assim, as alterações estruturais, de demolição de paredes e de mudanças nas áreas molhadas, se concentraram no centro do apartamento, onde a sala se avizinha aos ambientes reformulados para atenderem ao programa. Parte do corredor íntimo foi anexada ao escritório mas, em compensação, o antigo roupeiro foi voltado para a área social a fim de servir de aparador para a mesa de jantar.

A antiga despensa foi eliminada e integralmente incorporada à cozinha – completamente redesenhada – o lavabo teve a disposição da pia e bacia invertida para melhorar a posição da porta de ingresso no ambiente. E a parede que servia de pano de fundo à entrada social foi demolida, ampliando a abertura da cozinha para a sala.

Orientadas por inspeção estrutural, tais modificações não foram omitidas visualmente. As superfícies em concreto evidenciam a estrutura original – uma somatória de vigas de diferentes alturas e nem sempre alinhadas entre si – e as alvenarias removidas estão demarcadas pelas faixas de cimento que cruzam o piso pré-existente, de madeira. É sempre muito legal e bem atual incorporar o real à decoração. Mais desse apartamento lindo? No próximo post. Te espero. 

close

Memola Estudio: http://memolaestudio.com/

Vitor Penha: https://www.instagram.com/penha.vitor/

Fotos: Fran Parente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.