A linda Avignon! I

Foi minha segunda ida a Avignon, cidade linda e estratégica para explorar o Luberon, e de onde sai o TGV (trem de alta velocidade) para Paris. Avignon, no sudeste da França, fica posicionada à beira do rio Ródano e conta com a ponte Saint-Bénézet, construída no século XII. Alguns dos 22 arcos, muitos deles levados pela força da água, sustentam ainda hoje a pequenina Capela de St. Nicolas, onde a imagem da N S da Boa Viagem nos inspira a pedir por outras aventuras tão legais quanto. A cidade de aproximadamente 100.000 habitantes abrigou a corte papal de 1309 a 1377 por determinação do Papa Clemente V, após uma ruptura com a igreja de Roma, e funcionou como polo de decisões importantes religiosas e políticas na época. Nesse tempo, o modesto prédio episcopal que havia foi transformado num suntuoso palácio fortificado para mostrar o poder da Igreja Católica. É o maior palácio gótico da Europa. Muito do mobiliário luxuoso e obras de arte da época foram saqueados ou destruídos durante a Revolução Francesa.

O Palácio dos Papas, como ficou conhecido, está aberto ao público e anualmente é um dos prestigiosos palcos do Festival Internacional de Teatro de Avignon. O evento, um dos maiores do gênero, acontece desde 1947 durante o verão europeu. São mais de 300 representações de peças clássicas e contemporâneas em espaços cênicos ou ao ar livre. Acontecimento imperdível para os amantes da arte teatral. O Palácio é enorme, e é visita obrigatória. Vá de visita completa, que inclui ainda os jardins e a ponte. O jardim conta com plantas bem diferentes e até com abelhas, e a ponte tem uma vista linda do rio.

Ao lado do Palácio, visite a Catedral, lindíssima, e o Jardin des Doms. Há milhares de anos, as grutas rochosas do parque abrigavam os primeiros habitantes desta região, razão pela qual Rocher des Doms também é conhecida como o “Berço de Avignon”. Esculturas de cidadãos importantes de Avignon, como o poeta e romancista Félix Gras e o artista Paul Saïn, assim como a “Vénus aux Hirondelles” (Vênus com as andorinhas), estão no parque. Esta escultura de bronze do século XIX já esteve na Igreja de Saint Pierre de Avignon, entretanto, a Vênus nua causou tal comoção que a estátua foi transferida para o parque. A Catedral quase sóbria e bastante sofisticada é um edifício românico, construído principalmente na segunda metade do século XII. Vá! Aviso: fecha para o almoço…A cidade é muito rica cultural e intelectualmente, conta com vários museus, e é reconhecida pela preservação de seus monumentos históricos – que hoje são classificados como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Mais? No próximo post! 

close

https://palais-des-papes.com/

Fotos: Hardecor Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.