Laurel Consuelo Broughton, fundadora da Welcome Projects, descreve sua casa como “estranha”, neste quarteirão em Angelino Heights, a primeira Zona de Sobreposição de Preservação Histórica (HPOZ) da cidade de Los Angeles. O que foi o primeiro subúrbio a oeste do centro da cidade, agora é conhecido por seus marcos da Era Vitoriana. Quando Broughton comprou o imóvel em 2017, qualquer estrutura original que estivesse mais próxima da rua já havia desaparecido há muito tempo. Ela havia passado de uma residência unifamiliar talvez outrora distinta para uma pensão que refletia uma vizinhança em mudança. Mais importante, essa lacuna era um potencial projeto do zero. “Fiquei intrigada com a capacidade de fazer algo [neste] jardim da frente e que você pudesse construir [sobre]”, diz ela. Foi preciso morar lá e pensar bem para descobrir as funções e formas de um complexo de moradia e trabalho.
Broughton fez intervenções estratégicas e flexíveis na construção antiga de dois andares, vagamente em estilo colonial espanhol, que foi adicionado ao local no final da década de 1930. A arquiteta acabou gostando de ficar nos fundos, longe da rua, e essa decisão exigiu uma expansão de aproximadamente 40 m² para adicionar cozinha, e salas de jantar e estar. Na frente, Broughton projetou um espaço de 100 m² revestido de estuque branco, para servir como estúdio e que conta com uma unidade para aluguel acima. “A ideia era seguir essa tipologia e ter algo que pudesse gerar renda.” (Além disso, um dos pais deles poderia eventualmente se mudar.) Como ela queria preservar o quintal e não queria que ele ocupasse todo o lote, um pátio central paisagístico projetado por Sally Reynolds da SR-LA fica entre os dois edifícios.
Projetar novas entradas em bairros históricos pode vir com certas pressões que estagnam a criatividade. Não aqui. A sensibilidade de Broughton é atenuada por outro elemento chave: humor. Ela apelidou a adição à casa principal de Petticoat, (anágua) apontando para o floreio externo recortado na parte inferior do volume projetado. “Eu queria que fosse um espaço em que você quisesse estar”, diz Broughton sobre a colorida cozinha aberta e área de jantar, onde um banco personalizado com almofadas azuis se estende ao longo da parede e envolve o canto. A escala das janelas estabelece a sensação de uma varanda fechada de grandes dimensões, e o acabamento verde-sálvia saturado é uma homenagem aos apartamentos do arquiteto Horatio Court West de Irving Gill em Santa Monica. Gill é considerado um pioneiro do movimento moderno na arquitetura. Um lindo e animado esquema de cores, puxadores personalizados e portas em arco fazem desta, uma casa bastante particular. Um acerto, sem dúvida.
via: https://www.revistaad.es/
Deixe um comentário