A paisagista Rayra Lira, em entrevista à Hardecor, dá dicas para refrescar a casa

A paisagista Rayra Lira dá dicas para refrescar a casa na época mais quente do ano, quando muitas vezes o ar condicionado e ventilador não são suficientes para amenizar as altas temperaturas. Em entrevista exclusiva para Hardecor, a paisagista explica como deixar o ambiente mais refrescante, especialmente no verão, através da introdução de plantas e flores na decoração. Segundo a profissional, as espécies mais indicadas para ter em casa são opções como: gibóia, lírio da paz, maranta, costela de adão, pleomere e árvore da felicidade. “São plantas resistentes, esteticamente bonitas e apropriadas para ambientes internos,” alerta ela. “Os benefícios para a saúde são muitos como, por exemplo: melhora da concentração, diminuição do estresse e do cansaço mental. As plantas podem reduzir os níveis de ansiedade e os odores exalados podem ajudar a melhorar a qualidade do sono e a produtividade durante o dia, e entre outros benefícios, a prevenção de irritações nos olhos,  problemas respiratórios e  dores de cabeça; além de tudo, as plantas ainda contribuem na absorção de gases tóxicos do ambiente e auxiliam no controle da umidade,” diz a paisagista. Além das plantas, as flores são outra alternativa para trazer a natureza para a casa e deixar o clima mais refrescante. Rayra Lira indica as espécies que podem arrematar a decoração, dentro ou fora de casa, e que pelo porte, um pouco maior, podem ser usadas em vasos grandes dispostos diretamente no chão: begonia, azaléia, kalantiva, kalanchoe, lírio. De menor porte e ideias para mesas de centro, laterais ou móveis afins, Lira indica espécies como orquídeas, antúrio e plantas de corte como tulipa, gérbera, helicônia, tulipa e estrelízia.

r lira

Hardecor: Muitas pessoas revestem todo o entorno da casa com cerâmica, o que sem dúvida aquece ainda mais o ambiente. Vasos são suficientes para diminuir a temperatura ambiente?
Rayra Lira: Não, em casos assim o mais indicado é fazer o uso de jardim vertical no interior da casa, e se possível, um jardim horizontal é aconselhável.
H: Quais são os principais benefícios proporcionados pelas plantas?
RL: As plantas nos ajudam a respirar melhor, viver melhor, restabelecermos uma conexão com a natureza, estimulam a criatividade e fazem bem para o corpo, alma e mente.
H: Os antigos falavam que não era saudável deixar plantas no quarto. Mito ou realidade?
RL: Se ter plantas no ambiente onde a gente dorme, fizesse mal, não haveria um índio vivo na floresta amazônica, já dizia o botânico Gilberto Kassab, e ter plantas dentro de casa ou até mesmo no quarto, hoje em dia, tem benefícios cientificamente comprovados.
H: Qual é o estilo ideal, na sua opinião, para um jardim bacana?
RL: Eu gosto do estilo tropical, com plantas bem brasileiras, da nossa flora como bromélias variadas e palmeiras.
H: A mistura de plantas “européias” e “tropicais” é correto?
RL: Independente da origem das espécies, um jardim deve ser composto por plantas que tenham a mesma necessidade. Exemplo: plantas de extremo sol com plantas de extremo sol, plantas de irrigação baixa com plantas de plantas de irrigação baixa, etc.
H: Fale um pouco sobre seu processo criativo.
RL: O ponto de partida para a criação de um projeto é o perfil de cada cliente, e com base nisso, eu me misturo à este universo, para entende-lo e traduzi-lo em um jardim bacana, com plantas e referências que tenham ligação com direta com o estilo do cliente.
H: Como é sua casa/seu jardim?
RL: Composta de várias espécies, mas as principais vem da listagem da Nasa para você ter em casa. São elas: Pau-D’água, Lírio Da Paz, Jiboia, Espada De São Jorge e Samambaia.
H: Dê, por favor, uma dica para os leitores de Hardecor.
RL: Um bom lugar para ser comprar vasos vietnamitas e plantas bonitas é na Chácara Fitoplantas, aqui no Rio de Janeiro.

close

Rayra Lira: https://www.instagram.com/rayralira/?hl=pt-br

ONDE ENCONTRAR: https://www.chacarafitoplantas.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.