Yirranma Place abriga a Fundação Paul Ramsey II

Os profissionais do escritório SJB Arquitetura, sediado na Austrália, foi escolhido para orquestrar a reforma e decoração do edifício Yirranma Place, construção histórica que hoje abriga a sede da Paul Ramsay Foundation. Do começo do século XX, a construção abrigou uma escola, uma igreja e até uma residência. Em parceria com a construtora Cornestone Group, o foco foi repaginar e atualizar o edifício respeitando as características arquitetônicas já estabelecidas pelo projeto do arquiteto Samuel George Thorp. Os  interiores agora oferecem um espaço flexível para uma variedade de funções, desde galerias e espaços para eventos até salas de reuniões e centro de incubadoras. O resultado é um edifício notável que acomoda a todos, impulsionado pelo foco na acessibilidade e na diversidade.

O projeto apresentou o desafio de colocar em primeiro plano os princípios de design sustentável como um fio condutor. Atingir esse objetivo exigiu que a SJB combinasse o conhecimento especializado de práticas anteriores e novas tecnologias com uma compreensão das conformidades dos códigos de construção modernos para garantir que o novo trabalho proporcionasse o melhor ambiente para seus ocupantes. “Acreditamos que são os desafios que criam os melhores resultados de design”, diz Charlotte Wilson, Associada Sênior e líder de projeto da SJB. “Estamos orgulhosos do sucesso que os espaços têm em mediar sensibilidade e inovação.” As funções existentes do edifício receberam uma nova vida para que possam ser desfrutadas pelas gerações atuais e futuras, oferecendo vislumbres dos usos passados do edifício. O órgão de tubos original, o maior do hemisfério sul, foi recondicionado com uma nova sala de plantas dedicada ao seu funcionamento. Todos os móveis e itens patrimoniais, como portas não utilizadas, foram mantidos para reutilização no projeto ou em algum momento no futuro. O piso do térreo, por exemplo, foi cuidadosamente removido, restaurado e reinstalado.

O projeto é inspirado no Museu Castelvecchio de Carlo Scarpa, em Verona, uma restauração dos anos 1960 de um castelo medieval que coloca novos elementos usando artesanato consagrado pelo tempo com processos de fabricação modernos. A consideração na circulação e uma experiência espacial com curadoria foi orquestrada através de plintos, pontes, portas e escadarias, dispostas de forma assimétrica ou lúdica, garantindo que o tecido existente permanecesse intacto para brilhar. A abordagem de design da SJB foi sustentada por dois princípios abrangentes – sensibilidade e respeito. Nesse sentido, um novo anexo de 02 andares foi localizado acima do pórtico de entrada e nas traseiras da igreja matriz. A linguagem externa da adição é a de uma caixa de vidro moderna e limpa que se lê na mesma altura do parapeito da igreja e sentada no mesmo plano. A localização e a escala da adição pretendem ser uma adição obviamente moderna, mas discreta, à paisagem urbana, permitindo que o edifício original do patrimônio mantenha a antiguidade.

Um gesto cívico importante é o pórtico da Liverpool Street, que é mantido para acesso e visualização do público. Os visitantes entram aqui como faziam no passado para acessar o Grand Hall e o café, mas hoje encontram a arte de Badger Bates, um homem Barkandji cujo trabalho inspirou a fundação. Bates ensina aos jovens sobre a cultura Barkandji e é amplamente reconhecido e respeitado como ativista e defensor da saúde do Barka, o Rio Darling. Bates não apenas projetou os portões de ferro do pórtico, mas também pintou um céu cheio de estrelas no teto do pórtico, criando uma história indelével de terra e céu com esses dois planos. Lindo, poético e atualíssimo, tanto na valorização do trabalho dos artesãos locais, como na preocupação com a sustentabilidade e uso do edifício pela população, o Yirranma Place está mais do que pronto para o futuro. 

Yirranma Place: https://www.yirranmaplace.com/;

SJB Arquitetura: https://sjb.com.au/; Cornestone Group: https://www.cpltd.com.au/

Badger Bates: https://www.agsa.sa.gov.au/education/resources-educators/resources-educators-themed/world-environment-day/badger-bates/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.