Andrée Putman

Andrée Putman é uma das designers mais renomadas de todos os tempos. Amada e desprezada por seu gosto eclético e falta de limites, se recusou a obedecer aos padrões vigentes, quaisquer que fossem eles. De espírito livre, influenciada por cores fortes, formas e ilusões ópticas, essa francesa nascida em 1925, arrebatou os bem nascidos de Nova York com sua ousadia e talento, que a viram como uma artista. O projeto com orçamento reduzido para um hotel na mais cosmopolita cidade americana foi bastante importante para que as pessoas notassem e valorizassem a habilidade de Putman em criar sua própria linguagem. “Eu detesto luxo pomposo”, disse ela. Adepta do uso de formas puras, desenvolveu projetos considerados ícones.

Putman combina materiais baratos e caros e transita com facilidade e competência por searas como design de mobiliário, frascos de perfumes, objetos e jóias, entre outros. Olivia, filha de Putman, assume em 2010 o estúdio que é um dos mais importantes em design de interiores no mundo. A designer foi homenageada na França com uma retrospectiva de sua carreira com exposição que atraiu mais de 250.000 pessoas.

A designer em seu apartamento.

Guerlain boutique, Champs-Élysées, Paris, 2005.

Banheira com desenho Putman em apartamento em San Sebastian, na Espanha.

Convidada a renovar os interiores do Concorde em 1994, Putman criou um friso art deco para o tapete, cobriu os assentos de tecido branco, e trouxe mais suavidade para a iluminação.

Lobby do Morgans Hotel em New York, renovado por Putman em 2008.

O banheiro do Morgans Hotel com o grafismo desenhado em 1984.

Parceria de Olivia e Andrée Putman. “Belle Etoile” para Serralunga.

studioputman.com

One Response
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.