Galeria Sacripante, em Roma

Galeria Sacripante, em Roma, ocupa um prédio construído originalmente para um convento do século XVIII, no bairro de Monti. O projeto de atualização do espaço é da renomada arquiteta romana Giorgia Cerulli, que privilegiou o rústico e as belezas naturais do edifício, que são inúmeras. Paredes descascadas, piso de cimento e teto com vigas de carvalho se misturam as referências barrocas e mobiliário moderno, datado de meados do século XX. A palavra “Sacripante” é uma exclamação de espanto e admiração, emoções que a equipe de design estava ansiosa para transmitir. Foi neste bairro que Enrico Fermi – o físico italiano que criou o primeiro reator nuclear do mundo – fez descobertas cruciais para o mundo da física, o que lhe rendeu um Prêmio Nobel. Em função dessas lembranças, um dos espaços do projeto, o bar, recebeu artigos e vidrarias de farmácias antigas e copos originais que datam dos anos 1920 e 30, com uma variedade de garrafas de “poções medicinais” em exposição. Com sofás de veludo e mesas de café de bronze e vidro, a instituição abriga duas exposições anuais, que invadem o espaço por um período de tempo. “Todo o ambiente torna-se um berço para uma ideia artística que morre depois de seis meses”, explicam os responsáveis pela galeria. Fica claro neste projeto a beleza da mistura entre o antigo e o novo/recente. Aposte e crie ambientes personalizados, com a sua medida e sua história.

ddddd

A Galeria foi batizada com o nome do idealizador do edifício, Cardeal Sacripante. 

sacripante-art-gallery-rome-italy-giorgia-cerulli-interiors-designboom-04

O móvel, provavelmente uma farmácia antiga, é lindo e faz as vezes do balcão do bar. Garrafas e frascos de farmácia antigos são exibidos nas prateleiras espelhadas.

55454

O rosa, super em alta, é cor usada desde sempre, e confere graça e humor à decoração.

23332

À esquerda, pufes em veludo verde.

sacripante-art-gallery-rome-italy-giorgia-cerulli-interiors-designboom-06

A tubulação aparente é solução quase obrigatória em prédios tão antigos, e além de preservar a pintura, atualiza a decoração.

ddddddd

Um dos ambientes, como piso de cimento e ladrilho.

sacripante-art-gallery-rome-italy-giorgia-cerulli-interiors-designboom-03

Os revestimentos em veludo tem detalhes que enriquecem ainda mais a composição.

w213231

O ar intimista é reforçado pela iluminação indireta. Use e abuse.

ONDE ENCONTRAR:

Mobiliário Vintage: Rua Cardeal Arcoverde, em São Paulo

sacripanteartgallery.com

giorgiacerulli.com

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *